News Letter (William Saliba)
APERAM: BOAS PERSPECTIVAS
O presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima, compartilha do otimismo do empresariado brasileiro pós-pandemia. Para o executivo, o Brasil ainda tem baixo consumo per capita de aço e o mercado tem muito a crescer. O Índice de Confiança da Indústria do Aço retornou a patamares anteriores ao surto da Covid-19, alcançando 70,8 pontos em agosto. Assim, a Aperam deverá retomar a sua plena produção no segundo semestre e investe em inovações com vista na aplicação de soluções em inox, no promissor mercado do agronegócio.
ADEQUAÇÕES
A Aperam não chegou a suspender operações durante a pandemia e já voltou a trabalhar próxima do limite da capacidade instalada. No entanto, como o parque siderúrgico nacional foi fortemente afetado pela Covid-19 nos últimos meses, com quedas nos níveis de produção e vendas, os negócios da empresa também foram comprometidos no primeiro semestre. A siderúrgica foi obrigada a fazer adequações como a redução de 25% na jornada de todo o setor administrativo e adequação da produção.
MERCADO INTERNACIONAL
Com a demanda internacional reprimida, no decorrer do segundo trimestre, o Grupo Aperam produziu 376 mil toneladas de aço de abril a junho, registrando a queda de 14% em relação ao primeiro trimestre (438 mil toneladas). Já o Ebitda (lucro líquido antes do Imposto de Renda, contribuição social, despesas financeiras líquidas, de depreciação e amortização) chegou a 49 milhões de euros no trimestre passado, contra 70 milhões de euros nos três meses anteriores. Em 2019, aproximadamente 30% do Ebitda do Grupo Aperam foi gerado a partir das operações brasileiras, que incluem a Usina de Timóteo, as florestas renováveis de eucalipto, cultivadas no Vale do Jequitinhonha, e os escritórios, localizados em Belo Horizonte e São Paulo”.
***
RECOMENDAÇÃO
O Promotor Público Eleitoral de Coronel Fabriciano, Cristiano da Costa Mata, enviou comunicado na tarde desta quarta-feira (19) aos veículos de comunicação da Região Metropolitana do Vale do Aço, recomendando que os mesmos se abstenham de divulgar por quaisquer meios, pesquisas de opinião não registradas relativas às eleições deste ano, inclusive comentários. O MP lembra também a proibição da realização e divulgação de enquetes referentes ao processo eleitoral a partir do dia 16 de agosto. As recomendações têm como base a Lei 9.504/97 e a Resolução do TSE 23.600/2020. A justiça estará de olho do uso da máquina pública pelos candidatos à reeleição. Quem avisa amigo é.
***
CICLISTAS
Por solicitação do gabinete da vereadora Cassinha Carvalho (PL), o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (19), cinco diferentes grupos de ciclistas, representando os mais de 10 mil amantes da modalidade na região. Cassinha ouviu do prefeito que visando também a segurança dos ciclistas, em pouco mais de dois anos a iluminação pública da cidade foi completamente restaurada, com implantação de novos cabos de energia, adequação de receptáculos e a substituição de lâmpadas convencionais por luminárias de LED de alta potência. Outra ação citada pelo poder público, como favorável ao deslocamento seguro dos ciclistas, foi a elaboração do censo arbóreo da cidade. O estudo permite a substituição de árvores que ao longo dos anos foram plantadas de forma inadequada e desordenada em áreas de passeios, trazendo prejuízos a calçadas, meios-fios e também à iluminação de vias. Nardyello citou também a renovação de pistas e planos de expansão de ciclovias nas regiões do Canaã-Bethânia e Veneza II, com recursos do programa ‘Nova Ipatinga’”.
***
SPELTZ PARTIU
Foi muito sentido pelos ex-colegas da Cenibra, o falecimento do engenheiro Geraldo Érico Speltz. Ex-superintendente florestal da empresa de celulose, Speltz era um marco da silvicultura brasileira. É impossível se contar a história do eucalipto no Brasil sem mencionar seu nome. Seu amigo e ex-colega, Milton Frank, relembra sua destacada atuação na Klabin, na antiga Borregard e Cenibra. Ele foi um dos principais responsáveis pela reintrodução do mutum do bico vermelho na Mata Atlântica de Minas Gerais. Speltz foi vítima da Covid-19.
***
CONTRADANÇA
A Fundação Libanesa de Minas Gerais (Fuliban) e José Vecchi de Carvalho realizarão amanhã, 20, às 19h, no canal da instituição no YouTube, live com o tema “Contradança: um papo de literatura”. José Vecchi, graduado em Letras pela UFV, lançou recentemente o seu segundo livro de contos “Contradança”. Com a apresentação do presidente da Fuliban, Frederico Aburachid, a audiência das lives semanais aumentam a cada semana. O convidado do próximo dia 27 deverá ser o médico oncologista André Murad, com mais de 30 anos de atuação clínica e acadêmica
***
EM CASA
Para alegria dos amigos e familiares, principalmente do seu pai, o decano jornalista Serrinha, Ruisley Chaves já está em casa. Depois de semanas internado e com intensa assistência de sua esposa, a colunista Dôra Chaves, Ruisley venceu a Covid-19.
***
DITOS E DITADOS
“Sábio é aquele que faz do seu erro uma lição para a vida toda”