A 2ª edição da campanha “Semana do Brasil” terá início na próxima quinta-feira (3), sob a expectativa de retomada econômica com boas vendas no varejo e geração de empregos em todo o país. E no Vale do Aço, onde os números da pandemia do novo coronavírus estão estabilizados e até mesmo em queda em alguns municípios, as empresas abraçaram a ideia e estão dispostas a oferecer, nos próximos dias, produtos e serviços com generosos descontos. A informação é do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
“De 3 a 13 deste mês, quem for às lojas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, terá bons motivos para gastar: será fácil encontrar mercadorias de qualidade com o preço lá embaixo”, resume o presidente da entidade patronal, José Maria Facundes. Ele lembra que a Semana do Brasil é uma iniciativa do governo federal por meio do Ministério das Comunicações. “Ano passado a campanha estreou fazendo muito sucesso. Ter descontos exclusivos em uma época em que tradicionalmente o consumo diminui em vários segmentos foi uma estratégia acertada”, avalia o dirigente sindical.
A Semana do Brasil é apoiada por órgãos como a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). “Sem o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, por exemplo, seria muito difícil gerar empregos e manter nossas lojas abertas. Nos últimos anos, tivemos uma grata surpresa chamada ‘Black Friday’ e, a partir de 2019, começamos a incentivar a Semana do Brasil. Novas datas que já entraram para o calendário das mais importantes para o comércio no segundo semestre do ano”, comemora Facundes.
COMO PARTICIPAR
Para participar da Semana do Brasil, empresas e empreendedores já podem baixar as peças da campanha (www.participesemanabrasil.com.br) e realizar a ambientação dos espaços físicos e virtuais com a marca. “Com a pandemia da Covid-19, é indispensável seguir os protocolos de segurança e de higiene, evitando aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus”, frisa o presidente do Sindcomércio.
7 DE SETEMBRO
José Maria Facundes ainda explica que a Semana do Brasil teve como inspiração o varejo norte-americano, que costuma realizar promoções em feriados nacionais históricos. “Estamos nas vésperas do feriado de Independência e algumas comemorações não poderão ser feitas em razão da Covid-19. Restará a nós, comerciantes, enfeitar nossas lojas de verde amarelo para não só movimentar a economia e gerar oportunidades para quem produz e consome, mas também valorizar o orgulho de sermos brasileiros”, finaliza.