O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu mais um grande passo na modernização de seu processo de trabalho, na tarde desta terça-feira (20), com o lançamento do aplicativo SEI para celulares. A nova ferramenta, desenvolvida para as plataformas IOS e Android, permite que o usuário tenha acesso a todos os recursos já existentes na versão do SEI para computadores. Também possibilita assinaturas por meio de reconhecimento facial, biometria, e o compartilhamento de documentos por whatsapp e e-mail. De forma pioneira, o TJMG também lançou o manual de uso do novo aplicativo, que deverá ser divulgado para outros tribunais de Justiça do país.
O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, acompanhou a apresentação do novo aplicativo, feita pela gerente do Centro de Padronização e Qualidade da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), Fernanda Mendes. O presidente determinou a divulgação imediata do aplicativo entre desembargadores, magistrados e servidores.
“Agora é possível que servidores e magistrados trabalhem com seus celulares, aproveitando todas as funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações. É um grande avanço para todos nós e aproveito para parabenizar pelo trabalho as equipes da Seplag e da Diretoria de Informática”, comemorou o presidente.
Além do presidente Gilson Lemes, participaram da apresentação o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice presidente, desembargador Tiago Pinto, o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho, o vice corregedor geral de Justiça, desembargador Edison Feital Leite; o superintendente Administrativo Adjunto, desembargador José Arthur de Carvalho Filho; o superintendente de Planejamento, desembargador Jaubert Carneiro Jaques, os juízes auxiliares da presidência, José Ricardo Véras e Rosimere das Graças do Couto; o diretor da Seplag, João Victor Rezende, e a gerente do Centro de Padronização e Qualidade, Fernanda Mendes.
A juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto, explica que o SEI já é uma ferramenta consagrada dentro do Tribunal e que vem recebendo inovações. “Esta foi a primeira inovação do SEI nesta gestão, tornando mais fácil o uso da ferramenta, que agora apresenta novas funcionalidades”, destacou a magistrada.
PALMA DA MÃO
A gerente do Centro de Padronização e Qualidade do TJMG, Fernanda Mendes, explica que a raiz do sistema está disponível no Portal do Software Público. Cabe a cada tribunal fazer as adaptações de acordo com suas necessidades. “Fizemos as adaptações no nosso aplicativo que também permite assinaturas, não apenas por meio de senhas, como ocorre com a versão para computadores, mas também via biometria e reconhecimento facial”, afirma.
A ferramenta, segundo Fernanda Mendes, possibilita que documentos sejam facilmente compartilhados pelo whatsapp e e-mail. “Com o aplicativo, o usuário poderá fazer na palma da mão e, em qualquer lugar, tudo que faz normalmente na sua mesa de trabalho, o que significa um grande facilitador”, afirma a gerente.
CARACTERÍSTICAS
O SEI é uma ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos que permite a assinatura digital e trâmites administrativos, implantado no TJMG desde 2016. Com uma interface simples e acessível, possibilita a atuação simultânea de servidores de várias unidades em um mesmo processo, mesmo distantes fisicamente, o que reduz o tempo de realização de atividades e torna os procedimentos mais céleres. Outra vantagem do sistema é a diminuição do uso de papel e de outros materiais.