Agricultores e apicultores de Santana do Paraíso receberam kits do “Projeto Produtivo: Fortalecimento da Agricultura e Apicultura”, cujo objetivo é fortalecer a agricultura familiar no município. A proponente do projeto é a Associação de Apicultores de Santana do Paraíso (ApisParaíso). O total de investimentos no programa será de R$ 100.276,11, valor que será aplicado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
O evento de entrega dos kits ocorreu na Horta Municipal de Santana do Paraíso, na sexta-feira (19), com a presença do prefeito Bruno Morato e do vice, Oliveirinha, que enalteceram o potencial do projeto na geração de emprego e renda para dezenas de pessoas que vivem da agricultura familiar no município. Também marcaram presença a secretária municipal de Assistência Social, Lenice Givisiez, a gerente de Alimentação e Nutrição do município, Maria José Vieira, a presidente da ApisParaíso, Neli Medeiro. Os representantes da Emater-MG foram Evaldo de Oliveira, Extensionista de Bem-Estar Social, e Áldrin Carlos Reggiani Assis, gerente regional, que representou a coordenadora do Projeto Produtivo, a engenheira agrônoma Cristiane Máximo Palmeira.
O “Projeto Produtivo: Fortalecimento da Agricultura e Apicultura” irá beneficiar, diretamente, 13 famílias de agricultores familiares, que passam a contar com insumos para a produção de hortaliças e mel, como adubos, calcário, sementes, caixa ninho com melgueira, ceras alveoladas, entre outros.
O projeto está no campo dos investimentos em projetos produtivos no meio rural em municípios do Estado que foram atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana. A Emater-MG foi acionada pela Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto e também pelo Ministério Público para que pudesse destinar recursos para esses projetos produtivos.