Possibilitar uma aprendizagem mais criativa, significativa e dinâmica. É com esse intuito que a Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Timóteo e com o Senar/MG, realizou durante a última semana o curso Jogos Pedagógicos, por meio de aulas virtuais que foram realizadas ao vivo.
“Estamos trazendo ferramentas para dinamizar ainda mais o trabalho dos professores que agora passam a trabalhar de forma híbrida. Os desafios não param, e é sempre um momento para se reinventar”, destaca a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.
Com carga horária de 10 horas, o curso foi realizado durante cinco dias e contou com a participação de 18 profissionais da educação, das escolas públicas de Timóteo. A capacitação teve seu lançamento inédito, e foi proposto como uma forma de ampliar os horizontes dos educadores em meio à pandemia, trazendo inovação e explorando as tecnologias com jogos pedagógicos virtuais.
“O curso tem o objetivo de trabalhar os jogos como uma ferramenta pedagógica que contribui para o processo de ensino-aprendizagem. Eles ajudam no desenvolvimento da parte cognitiva, afetiva e psicomotora, incentivando os alunos a pensarem, executarem, tomarem decisões e trabalharem em equipe”, destaca o instrutor do Senar Minas, Marcelo Lucas.
O conteúdo ainda aborda os desafios de ministrar aulas remotamente e o aspecto lúdico dos jogos no ambiente escolar, que torna o aprendizado mais prazeroso. “Durante o curso, os participantes confeccionaram jogos, adaptando para a sua realidade em sala de aula, seja de faixa etária, disciplina ou conteúdo, utilizando as ferramentas e plataformas gratuitas disponíveis ao público”, conclui.
A pedagoga Valéria Fialho Costa Pena, atua na área da educação desde 1996, e foi uma das alunas do curso. Ao longo dos seus 25 anos de profissão, Valéria participou de diversas capacitações promovidas pela parceria da Fundação Aperam com as redes municipais e estaduais. “Com a pandemia, a educação teve que se adaptar. Várias foram as ferramentas tecnológicas que tivemos que aprender para melhorar ainda mais o ensino. Este curso, em nossa atual realidade de ensino híbrido, é de fundamental importância, pois, estamos aprendendo plataformas interativas e muito interessantes para o trabalho diário nas escolas, onde pedagogos e professores poderão sempre inovar as práticas de sala de aula”, relata a pedagoga que atua na Escola Municipal “José Moreira Bowen”.
Com o retorno à sala de aula em formato híbrido os desafios ainda permanecem para os profissionais da educação. Para a Gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, Sirlaine Castro, “estamos em plena pandemia, é necessário fazer a readequação de todos os nossos recursos que até então eram muitos dentro de sala de aula, e agora nesse ambiente virtual, nós pedagogos estamos retomando com uma expectativa muito boa de nos apropriarmos de todas essas ferramentas e de auxiliarmos nossos professores nos usos delas para que as aulas fiquem mais dinâmicas, mais ativas e acessíveis”, pontua.