A Defesa Civil de Ipatinga, ligada à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), emitiu nota nesta sexta-feira (8) para chamar a atenção quanto à previsão de chuvas para este final de semana e o início da próxima semana, estendendo-se ao feriado de 12 de outubro. O maior volume de chuvas está previsto para segunda-feira (11), mas já nesta sexta (8) elas começam a cair, como resultado de inversão térmica, sendo acompanhadas de raios e rajadas de ventos. Num período de cinco dias, deve chover sobre a cidade mais de 110 milímetros.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, não há risco de chuvas acumuladas sobre Ipatinga, mas a previsão aponta para precipitações pluviométricas mais elevadas e de modo disperso entre a madrugada desta sexta até terça-feira (12).
“A principal orientação é que se evite, na medida do possível, locais próximos a grandes árvores, encostas e postes, pois são pontos considerados de risco”, alerta Júlio César Teodoro, presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec).
ÁREAS DE RISCO
Em Ipatinga, a Defesa Civil traçou os locais onde os cenários de riscos de deslizamentos de terra são mais constantes neste período e chama a atenção para os bairros Bethânia, Bom Jardim, Esperança, Nova Esperança, Veneza, Vila Celeste, Barra Alegre, Chácaras Madalena, Chácaras Oliveira, Caravelas, Canaã, Recanto e Jardim Panorama.
Segundo o Departamento, estes locais possuem um número maior de moradias construídas próximas a encostas, ficando sujeitas a possíveis movimentos de massa e/ou rompimento de estruturas de contenção que podem ocasionar problemas às edificações.
O perigo de inundações em locais onde havia maior indicativo de sinistros diminuiu devido a ações preventivas realizadas pela Prefeitura, como limpeza dos ribeirões e campanhas para o descarte regular do lixo. Contudo, ainda assim alguns pontos como Cidade Nobre (Vila da Paz), Veneza e Canaã (cruzamento da av. Maanaim com a av. Selim José de Salles) ainda são monitorados com maior cuidado quanto a eventuais transbordamentos do ribeirão Ipanema.
SOCORROS
Em caso de emergências, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros Militar (193) e a Defesa Civil (31) 3829-8414 – WhatsApp ou 199. Estes telefones atendem em regime de 24h.