Numa ação preventiva para proteção dos usuários e profissionais lotados nas unidades, a Secretaria de Saúde de Ipatinga, por meio da Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), está realizando dedetizações para controle de pragas nas UBS’s do município. O trabalho acontece no sábado, quando não há movimentação de servidores e presença de público externo. O objetivo é o combate a insetos e impedir a proliferação de microorganismos transmissores de doenças.
Conforme explica Eliane Oliveira Garção Lana, gerente da SCZ, “nas áreas urbanas é comum a presença de animais transmissores de doenças como ratos, baratas, moscas, formigas, pernilongos, entre outros, que proliferam de forma desordenada onde encontram ambientes mais favoráveis. Há uma enorme variedade de micróbios transmitidos por eles, como fungos, protozoários, bactérias e vírus que podem penalizar a população com diversas enfermidades”, detalhou.
CONTROLE DE PRAGAS
Em função dessas circunstâncias, a Secretaria de Saúde alerta de que é preciso contar com a colaboração da sociedade também quanto ao descarte adequado do lixo. “É necessário manter os locais limpos, zelando para que o lixo doméstico e comercial seja acondicionado adequadamente dentro de sacos plásticos e lacrado, antes de ser colocado para recolhimento”, orienta Eliane Garção.
“Essas medidas, associadas à utilização de praguicidas, previnem também o aparecimento ou permanência de animais peçonhentos. Orientamos ainda que, no caso de infestações de pulgas, carrapatos, percevejos, cupins e outros, em domicílio, comércios ou empresas privadas, a população contrate empresas especializadas em controle de pragas e licenciadas pela Vigilância Sanitária em nossa cidade”, ressalta a gerente.