No próximo sábado (23), o ginásio Tokinaka Takahashi, na Usipa em Ipatinga, será palco de mais uma edição do Torneio Mineiro Dangai de Judô. Cerca de 150 judocas de aproximadamente 15 clubes lutam nas categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior de um das competições mais tradicionais do estado. A entrada de público não é permitida.
A Usipa entra na disputa com 75 atletas dos projetos Caminho Suave Ano II e Judocas de Aço. “Mesmo o Judocas de Aço não sendo um projeto de caráter competitivo, atletas que se destacaram ao longo do ano, participam do campeonato”, explica o coordenador do Departamento de Judô da Usipa, Hevilmar Rocha.
O torneio é realizado pela Usipa com apoio da Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe) em convênio com a Prefeitura Municipal de Ipatinga. Os confrontos acontecem entre atletas das faixas branca, cinza e azul; amarela, alaranjada e verde; roxa e marrom a partir das 9h de sábado.
“Essa é a competição mais democrática do esporte. São divisões de faixa, idade e peso. Com isso o atleta entra na disputa com reais condições de exercer o seu melhor desempenho e colocar em prática o que foi treinado em sua academia”, conta Hevilmar.
PROJETO CAMINHO SUAVE ANO II
A grande maioria dos atletas que disputam o Torneio Mineiro Dangai de Judô faz parte do Projeto Caminho Suave Ano II, que é financiado com o ICMS corrente das empresas Colchões Polar, Consul, Daido Química e Tecnofire.