Um grupo de 11 alunos da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, em Ipatinga, apresentou ontem (23), o resultado do projeto de Iniciação Científica para a comunidade escolar e para representante da Superintendência Regional de Ensino, sobre a ação da homeopatia em plantas. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Minas Gerais.
Os estudantes Alexia Gomes Silva, Ana Clara Paula Gomes Moreira, Ana Julia Stephanie Lima Cruz, Eliel Abner de Jesus Lima, Guilherme Vitor Rocha Batalha, Gustavo Mayã Silva Porto, Julia Veloso Bastos, Kamila Barroso Santos, Maelly Maia Oliveira, Mariane Rodrigues Caetano e Saulo Ambrósio Morais, que cursam a terceira série do ensino médio integral, avaliaram o efeito biológico da homeopatia Arnica Montana em plantas.
Para o professor-orientador do projeto, William Argolo Saliba, “a pesquisa é de grande relevância para a comunidade escolar pois a técnica homeopática encontra um ambiente favorável à sua aplicação na horta da escola, já que esse método acolhe conceitos de produção social ecologicamente corretos”.
“O projeto também apresenta menor impacto ao meio ambiente, ao trabalhador rural e ao consumidor, pois não acumula resíduos químicos nos produtos alimentícios. O estudo desenvolvido pelos estudantes foi transformado em artigo científico e enviado para publicação em periódicos internacionais.” – conclui Saliba, mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de Viçosa.
O projeto de pesquisas é organizado pela Coordenação de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular, que integra a Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, da Superintendência de Políticas Pedagógicas/Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Seu objetivo é fomentar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular.