A Secretaria de Saúde de Ipatinga, está realizando treinamentos com todos os profissionais da área ligados à Atenção Primária e que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A meta é desenvolver novas melhorias nos indicadores relacionados ao programa de financiamento Previne Brasil.
A diretora do Departamento de Atenção Básica, Elaine Vasconcelos, explica que a capacitação tem o objetivo de melhorar a avaliação do setor perante o Ministério da Saúde e, dessa forma, aumentar os repasses enviados ao município. Assim, o governo local terá como proporcionar melhor qualidade de saúde à população, por meio da ampliação do volume de recursos financeiros captado.
“O Previne Brasil é importante para monitorar e cadastrar toda a população, para que as equipes de saúde de fato reconheçam e saibam identificar com mais precisão o perfil dos usuários. Isto auxilia a gestão na tomada de decisões e planejamentos, resulta na ampliação da cobertura, possibilitando oferecer uma saúde que mais se aproxime dos padrões que a população necessita”, ressaltou.
Com este foco, são realizados encontros para melhorar o processo de trabalho com a equipe da Saúde, onde são avaliados pontos a serem modificados, desenvolvidos e aprimorados, pensando no bem-estar da população.
Já participaram dos treinamentos médicos, enfermeiros, gerentes das Unidades Básicas e Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s). Os próximos a receberem a capacitação são os técnicos em Enfermagem.
O PREVINE BRASIL
O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da APS (Atenção Primária à Saúde), que tem a proposta de aumentar o acesso das pessoas aos serviços de saúde primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para o município. Eles passam a ser distribuídos com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.