Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Artista ipatinguense tem história contada no projeto “Curta Vitória a Minas II”

“Santa Cruz” é o título do filme dirigido pela artesã Rita Bordone.

Cid Miranda por Cid Miranda
9 de fevereiro de 2023
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Artista ipatinguense tem história contada no projeto “Curta Vitória a Minas II”

O roteiro será gravado em Ipatinga (Foto: Gustavo Louzada)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Uma artista nascida em Bom Jesus do Galho e radicada em Ipatinga desde o final da década de 1990 é uma das personagens escolhidas para estrelar uma das histórias contadas na série de curtas-metragens do projeto “Curta Vitória a Minas II”, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é do Instituto Marlin Azul e do Ministério da Cultura.

Nesta nova edição do projeto, estão sendo contadas dez histórias, e o primeiro filme a ser gravado no Vale do Aço é “Santa Cruz”, dirigido pela artesã bom-jesuense Rita Bordone, que reside e trabalha em Ipatinga desde 1997.


Graduada em Artes Visuais, Rita participou de diversas oficinas de artes, teatro, dança contemporânea, cenografia e maquiagem, se especializou na arte da impressão têxtil botânica em utilitários e coleciona objetos e ideias do cotidiano para serem transformados e ressignificados em exposições.

O roteiro será gravado em Ipatinga. As filmagens se estendem até sexta-feira (10). Em seguida, a equipe de produção se deslocará para Naque, onde gravará de 13 a 15 de fevereiro “O Tempo era 1972”, dirigido pelo aposentado Ademir de Sena Moreira. Das dez histórias selecionadas nesta segunda edição do projeto, cinco são mineiras e cinco capixabas. Em Minas Gerais, foram escolhidas histórias de Ipatinga, Naque, Aimorés, Coronel Fabriciano e Nova Era.

CURTAS-METRAGENS

“Temos em nossa região histórias muito ricas, que merecem ser contadas e conhecidas por todos. Como explicam os produtores, as narrativas são escritas por moradores de cidades capixabas e mineiras que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória-Minas e estão virando filmes de curta-metragem de até 15 minutos”, destaca o diretor do Departamento de Cultura de Ipatinga, Leonardo Batista.

Após a seleção, os dez autores se reuniram numa imersão para estudar noções básicas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, direção de arte e mobilização comunitária, contando com o acompanhamento de profissionais do cinema de renome nacional.

Com o roteiro e o plano de produção em mãos, cada autor voltou para sua cidade de origem para articular e envolver a comunidade na materialização da obra. Neste momento, está sendo colocado em ação o plano de filmagem.  As novidades sobre as gravações podem ser acompanhadas no endereço eletrônico https://curtavitoriaaminas.com.br.

Tag: Curta Vitória a Minas IIInstituto Cultural ValeInstituto Marlin AzulMinistério da Cultura
Postagem anterior

Minas Gerais se prepara para o maior Carnaval da história

Próxima postagem

Usiminas registra lucro líquido de R$ 2,1 bi em 2022

Leia também

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão
Sem Categoria

Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão

1 de junho de 2026
Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste
Sem Categoria

Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste

1 de junho de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Ajoia Brasil questiona manipulação em pesquisas eleitorais no Brasil

    Ajoia Brasil questiona manipulação em pesquisas eleitorais no Brasil

    24 de julho de 2026
  • Fundação Emalto abre inscrições para cursos gratuitos de música

    Fundação Emalto abre inscrições para cursos gratuitos de música

    24 de julho de 2026
  • Panamá investiga aliciamento de cidadãos para guerra na Ucrânia

    Panamá investiga aliciamento de cidadãos para guerra na Ucrânia

    24 de julho de 2026
  • Milton Nascimento recupera direitos autorais da canção Travessia

    Milton Nascimento recupera direitos autorais da canção Travessia

    24 de julho de 2026
  • Estágio e tecnologia impulsionam formação de alunos de enfermagem

    Estágio e tecnologia impulsionam formação de alunos de enfermagem

    24 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?