Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Lazer

Carnaval 2023 projeta ainda mais o Bloco de Belô nas ruas de BH

Após dois anos longe das ruas devido à pandemia, o bloco dos jornalistas e comunicadores da capital mineira arrastou cerca de 300 mil pessoas na região centro-sul.

Cid Miranda por Cid Miranda
1 de março de 2023
em Lazer
Tempo de Leitura: 6 minutos de leitura
A A
0
Carnaval 2023 projeta ainda mais o Bloco de Belô nas ruas de BH

Bloco de Belô arrastou cerca de 300 mil pessoas nas ruas (Foto: Bruno Aguiar Kardamoto)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

E os bons números do Carnaval 2023 de Belo Horizonte não param de surpreender. Este ano, 5,25 milhões de pessoas foram para as ruas curtir a folia momesca da capital mineira que reuniu 374 blocos em 23 dias de festa popular. O período movimentou R$ 720 milhões na economia da cidade, além de gerar 20 mil empregos diretos e indiretos, destes, 16 mil foram de ambulantes. E com tantos resultados positivos, vários blocos de rua aumentaram o número de foliões, como o Bloco de Belô que arrastou cerca de 300 mil pessoas nas ruas da região Centro-Sul no dia 18 de fevereiro, sábado de Carnaval. Uma elevação de 20% se comparado ao mesmo período de 2020, antes da pandemia da Covid-19.

O bloco dos comunicadores, como é conhecido, encantou seus foliões em mais de cinco horas de muita música, alegria, descontração e o melhor, muita tranquilidade. De acordo com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais não houveram ocorrências graves durante o cortejo e a dispersão ocorreu pacificamente, como nos anos anteriores. O Bloco de Belô fez seu cortejo dentro do horário previsto, nem a chuva rápida desanimou os 300 mil foliões que entoaram o hino “Belôzêiro”, composto pelo músico baiano Alex Rodrigues.


Este ano, o Bloco de Belô apresentou sua segunda banda, batizada como “Belôzêiros”. Formada pelos músicos Rodinei Gomes, Diego Vieira, Guilherme Cruz, Imanaya Santos, Marcelo Silva e Faride Fagundes. Foram eles que abriram o cortejo para a Banda de Belô, formada por Alex Rodrigues, Rummenig Batista, Arlem Rocha, Nego Puma, Tales de Oliveira e Lucas Ferreira. No repertório sucessos do pop, MPB e axé retrô. “Foi mágico e emocionante cantar para tantas pessoas. Estamos acostumados a cantar na noite e a energia dos foliões foi contagiante”, diz a vocalista Imanaya. “Até agora, todas as vezes que lembro do cortejo, meu coração dispara. Já estou pensando na agenda de apresentações ao longo do ano”, brinca o também vocalista Diego Vieira. “A escolha da banda foi certeira. Já foram batizados e agora eles fazem parte da família do Bloco de Belô, assim como eu fui muito bem acolhido pelo jornalista e produtor cultural, Robhson Abreu. Ele é o grande mentor do sucesso do Bloco de Belô nestes nove anos. Só temos que agradecer por tudo”, completa Alex Rodrigues.

O Bloco de Belô contou com o patrocínio master da revista Pão de Queijo Notícias (PQN), publicação voltada aos profissionais da comunicação, e também do Jornal de Belô, periódico quinzenal que circula nos bairros da região Centro-Sul de BH. Além dos dois veículos de comunicação, patrocinaram o bloco dos comunicadores o jornal Diário do Comércio e as assessorias de imprensa Rede e Metas Comunicação. E também a Namastê Estamparia, responsável pela confecção das camisas e a Qualyt Events, que proporcionou segurança aos comunicadores convidados e foliões. “Valorizo muito o projeto criado por Robhson e o parabenizo por ser um parceiro fiel e apresentar excelência em tudo que faz. É por isso que a Rede Comunicação não podia ficar de fora da folia este ano”, garante Flávia Rios, CEO da Rede. “Com estes apoios, conseguimos colocar no bloco na rua e fazer um cortejo inesquecível. Aumentamos o número de foliões e completamos o trajeto no tempo correto, sem nenhum problema, atrasos ou bagunça”, completa afirma Robhson Abreu.

Além dos patrocínios, o Bloco de Belô contou com o apoio de mídias parceiras como o jornal online Diário de Contagem, TV Contagem, o Guia BH e a revista e portal Cenários Minas. “Pela primeira vez a revista Cenários foi mídia parceira do bloco dos comunicadores. Nossa intenção é continuar essa parceria, além de prestigiar este grandioso projeto que ganhou o coração dos foliões. Foi emocionante. Todas as empresas de comunicação de BH deveriam apoiar e incentivar essa iniciativa única. Precisamos nos unir mais em torno das boas ideias e realizações”, afirma Geraldo Félix, CEO da Cenários Minas. “É importante ver o empenho das empresas de comunicação em apoiar as iniciativas do Bloco de Belô. Afinal de contas, o bloco é de todos os comunicadores, de todos os foliões, de toda a cidade. Todas as marcas tiveram uma ótima visibilidade de seus negócios”, pondera Rangel Fernandes, coordenador de marketing do Bloco Belô.

Fernandes afirma que a agremiação carnavalesca criada por Abreu vem se destacando no cenário musical e também no propósito de sempre reunir os jornalistas e comunicadores. Nestes nove anos de cortejo, o Bloco de Belô viu seu público aumentar consideravelmente, atraindo a atenção da mídia, de patrocinadores, apoiadores e parceiros. “Foi gratificante encontrar foliões que estavam no cortejo para curtir o Belô. Já temos foliões fiéis, que chamamos de ‘belôzêiros’. Eles são demais. Por isso a nossa preocupação em sempre oferecer um som de qualidade, uma banda composta por ótimos profissionais e um cortejo com muita segurança”, completa o coordenador.

E a chuva que caiu, em nada atrapalhou o cortejo. Serviu apenas para refrescar os animados foliões que subiram a rua da Bahia, desceram a avenida Bias Fortes e continuaram seguindo pela rua Espírito Santo, até dispersar na avenida Álvares Cabral com rua dos Guajajaras, próximo à sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). “Foi emocionante ver o entrosamento das pessoas e lindo escutar os foliões cantando nosso hino, o ‘Belôzeiro’. Valorizamos nossas composições próprias, o nosso axé mineiro. Queremos mostrar ao Brasil que fazemos um axé de qualidade e que podemos ser o hit de qualquer verão. O Bloco de Belô vem sendo reconhecido por sua qualidade musical e por ter os foliões mais alegres de BH”, diz o vocalista do Belô, o cantor baiano Alex Rodrigues.

Mesmo com os patrocínios, Abreu faz um apelo à iniciativa privada de Belo Horizonte para apoiaram mais os blocos de rua, já que por causa deles, vários estabelecimentos lucraram e muito durante o Carnaval, principalmente bares, restaurantes, o comércio, supermercados e a rede hoteleira. “É preciso mais atenção dos empresários para o trabalho desenvolvido pelos blocos de rua. Todos nós precisamos de apoio financeiro para colocar o bloco na rua. As despesas são inúmeras e não vemos nenhuma movimentação a nosso favor. A parceria precisa ser de mão dupla e não um samba de uma nota só! Se o bloco cresce é bom para todos. Olha o quanto foi arrecadado com a folia, além de gerar vários empregos. São os blocos de rua que estão proporcionando tudo isso e são poucas as empresas que querem enxergar. Temos que mudar isso urgentemente”, finaliza o jornalista e produtor cultural.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Há nove anos nascia pelas mãos do jornalista, especialista em marketing, influenciador digital e produtor cultural, Robhson Abreu, o primeiro bloco voltado aos profissionais de comunicação de Belo Horizonte – o Bloco de Belô – o bloco dos jornalistas e comunicadores!

Em seu primeiro ano de cortejo, cerca de mil foliões participaram da grande festa momesca. A ideia foi tão bem aceita pelos profissionais (jornalistas, relações públicas, publicitários, aposentados e estudantes) que a adesão foi crescente, chegando em 2018 a arrastar mais de 80 mil pessoas pelas ruas da região central da capital mineira, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais.

Em 2016, o Bloco de Belô apresentou aos foliões a Bateria de Belô. Graças ao apoio financeiro de várias assessorias de comunicação, foram adquiridos trinta instrumentos de percussão. A Bateria de Belô é formada em sua maioria por comunicadores – jornalistas, publicitários, fotógrafos e relações públicas.

Em 2018, os abadás do Bloco de Belô foram assinados pelo estilista mineiro Victor Dzenk, que imprimiu uma estampa exclusiva e super bonita. A intensão foi mostrar que Moda & Carnaval dão samba, alegria e muito axé! Os ensaios do Bloco de Belô foram promovidos durante dois meses no terraço do BH Othon Palace Hotel. Pela primeira vez, o grupo hoteleiro abriu suas portas para um bloco de rua na capital mineira. A iniciativa foi muito positiva, agregando ainda mais valor ao Bloco de Belô. Durante o período, mais de 10 mil foliões participaram dos encontros. Já em 2019, a camisa foi criada por Leandro Sá, estilista de acessórios da rainha do axé Daniela Mercury.

Em 2020, o Bloco de Belô chegou ao seu ápice, arrastando 250 mil foliões e se afirmando como um dos blocos mais queridos pelos foliões belo horizontinos e turistas. Não é à toa que seu hino “Belôzeiro”, composto pelo músico baiano, Alex Rodrigues, caiu no gosto da galera e até hoje é uma das músicas mais pedidas durante o cortejo.

Desde de 2014, o Bloco de Belô mantém projetos sociais com oficinas de percussão para comunicadores e também para o Projeto Tocando Belô, onde crianças e adolescentes aprendem a tocar um instrumento de percussão. O projeto é promovido ao longo do ano no bairro Providência, na região norte de BH.

Tag: Belo HorizonteBloco de BelôCarnaval 2023festa popularfoliões
Postagem anterior

Jornada da Psiquiatria chega a 5ª edição abordando o Suicídio

Próxima postagem

Ipatinga e Paraíso firmam parceria para duplicar via de ligação entre municípios

Leia também

Instituto Usiminas realiza arraial com diversas atrações e entrada gratuita em Ipatinga
Lazer

Instituto Usiminas realiza arraial com diversas atrações e entrada gratuita em Ipatinga

30 de junho de 2025
35ª Expo Usipa traz espaço gastronômico com shows ao vivo e atrações regionais
Lazer

35ª Expo Usipa traz espaço gastronômico com shows ao vivo e atrações regionais

27 de junho de 2025
Última semana de junho tem cinema, música e dança na agenda da Fundação Aperam
Lazer

Última semana de junho tem cinema, música e dança na agenda da Fundação Aperam

23 de junho de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Minas divulga resultado das inscrições para o Curso de Formação de Examinador de Trânsito

    Minas divulga resultado das inscrições para o Curso de Formação de Examinador de Trânsito

    30 de junho de 2025
  • Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam hoje

    Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam hoje

    30 de junho de 2025
  • Ipatinga amplia serviço especializado em saúde com o novo SAE Ampliado

    Ipatinga amplia serviço especializado em saúde com o novo SAE Ampliado

    30 de junho de 2025
  • Fronteiras, ideologias e o clamor por paz em um contexto geopolítico e o espiritual

    Fronteiras, ideologias e o clamor por paz em um contexto geopolítico e o espiritual

    30 de junho de 2025
  • HMC ultrapassa 3 mil cirurgias cardíacas e se destaca como referência em Minas Gerais

    HMC ultrapassa 3 mil cirurgias cardíacas e se destaca como referência em Minas Gerais

    30 de junho de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?