Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Hospital Márcio Cunha celebra 20 anos de Acreditação ONA 3

Hospital foi o pioneiro no país a conquistar a acreditação hospitalar nível 3 que estabelece normas e critérios rigorosos para a adoção de práticas de qualidade e segurança

Cid Miranda por Cid Miranda
31 de maio de 2023
em Saúde
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Hospital Márcio Cunha celebra 20 anos de Acreditação ONA 3

Renata Guerra, gerente de Qualidade e Excelência em Saúde da FSFX (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), em Ipatinga, celebra 20 anos de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), um marco importante em sua trajetória. Primeira unidade hospitalar no país a conquistar a acreditação nível 3, o HMC estabeleceu um modelo de excelência em gestão com foco na qualidade e segurança do paciente, sendo reconhecido por sua capacidade em atender aos criteriosos padrões estabelecidos pela ONA.

A Acreditação é um processo voluntário e amplo que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de saúde prestados por uma instituição. Para obter a certificação ONA é preciso estabelecer as melhores práticas de gestão, seguindo critérios que envolvem desde estrutura física e organização de um hospital até a capacitação dos profissionais e a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.


Para o assessor de Relações Institucionais da FSFX, José Carlos de Carvalho Gallinari, que na época era o diretor do Hospital Márcio Cunha, a conquista e manutenção da acreditação ONA 3 é um reconhecimento do trabalho realizado visando a segurança e o bem-estar dos pacientes e da comunidade. “Durante toda a nossa trajetória estabelecemos uma cultura organizacional voltada para gestão eficiente, com alto rigor técnico e melhoria constante de processos. A certificação ressalta a qualidade fortemente marcada na história da Fundação São Francisco Xavier, que segue altos padrões de excelência e busca atender a população de forma humanizada e eficiente”.

A gerente de Qualidade e Excelência em Saúde da FSFX, Renata Guerra, reforça a importância da certificação ONA como ferramenta de desenvolvimento contínuo. “A manutenção e aperfeiçoamento dos padrões de desempenho tem nos preparado continuamente para enfrentar obstáculos no setor da saúde, como foi o caso da pandemia da Covid-19 em que atuamos de forma a assegurar a qualidade do nosso atendimento mesmo em um momento tão crítico e desafiador”, completa.

“Ser o pioneiro e manter a acreditação durante todos esses anos só confirma que estamos no caminho certo. Nossa trajetória como grandes incentivadores de práticas voltadas para a entrega de valor aos nossos clientes tem sido inspiração para outras instituições hospitalares, disseminando nossa cultura de gestão. Desta forma o sistema hospitalar cresce junto e promove o amadurecimento do setor”, destaca o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, Flaviano Feu Ventorim.

HISTÓRIA

Já em sua primeira busca pela certificação ONA em 2003, o Hospital Márcio Cunha se destacou e conquistou o nível 3 (Acreditação com Excelência), demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional. A unidade foi avaliada pela DNV (Det Norske Veritas), uma das instituições certifcadoras da ONA. Desde então, todos os anos o HMC vem passando por auditorias de recertificações e/ou manutenções, mantendo o nível 3.

Como primeiro a alcançar o nível máximo de uma acreditação no país, o Hospital Márcio Cunha fez história no país. A recomendação era iniciar pela busca do nível 1 ou 2, mas o HMC foi além. No começo dos anos 2000 o conceito de acreditação hospitalar e a adoção de práticas para tornar uma instituição mais segura ainda dava seus primeiros passos.

“Os quesitos do nível 3 eram extremamente desafiadores para a época, mas já tínhamos um processo interno de qualidade instalado há mais tempo, de melhoria contínua e de forte trabalho de equipe que nos permitiu atender aos exigentes padrões de excelência do manual. Participar de um processo de certificação é um desafio, que é preciso o apoio de todos. Foi um momento emocionante e que colocou o Márcio Cunha em um nível de destaque nacional e como um exemplo a ser seguido”, relembra Gallinari.

O HMC passou a ser visitado por várias instituições de saúde que buscavam alcançar o nível 3 de Acreditação em Qualidade em todo o país. Ao longo dos anos, o manual da ONA tem se atualizado e tornado os padrões técnicos ainda mais exigentes. “É um círculo virtuoso de aprendizado e de transformação, de melhora contínua que nos permite não só atender aos critérios da ONA, mas crescer na qualidade de atendimento aos nossos clientes. Todos só têm a ganhar”, conclui Gallinari.

José Carlos de Carvalho Gallinari, assessor de Relações Institucionais da FSFX (Foto: Divulgação)
Tag: Acreditação ONA 3Fundação São Francisco XavierHospital Márcio Cunhapráticas de gestão
Postagem anterior

Preço da gasolina deve subir a partir de amanhã com novo ICMS

Próxima postagem

Ipatinga realiza Semana do Meio Ambiente com foco em “Soluções para a poluição plástica”

Leia também

FSFX reafirma seu compromisso contra Infecções Hospitalares em suas unidades
Saúde

FSFX reafirma seu compromisso contra Infecções Hospitalares em suas unidades

20 de maio de 2025
Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Saúde

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

16 de maio de 2025
Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata
Saúde

Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata

16 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Mais de 500 mil eleitores mineiros podem ter título cancelado

    Mais de 500 mil eleitores mineiros podem ter título cancelado

    20 de maio de 2025
  • Minas inaugura 1º Centro de Inteligência Cibernética no combate a ataques em escolas

    Minas inaugura 1º Centro de Inteligência Cibernética no combate a ataques em escolas

    20 de maio de 2025
  • Polícia Federal abre concurso com 1.000 vagas para cargos de nível superior

    Polícia Federal abre concurso com 1.000 vagas para cargos de nível superior

    20 de maio de 2025
  • Governo Lula está desmontando universidades, diz Academia Brasileira de Ciências

    Governo Lula está desmontando universidades, diz Academia Brasileira de Ciências

    20 de maio de 2025
  • Minas destaca compromisso com municípios durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

    Minas destaca compromisso com municípios durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

    20 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?