A solenidade de aniversário dos 248 anos da Polícia Militar foi marcada por homenagens no Vale do Aço. O comando da 12ª Região de Polícia Militar (RPM) reuniu autoridades militares e civis no pátio do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na manhã dessa segunda-feira (19), para a entrega de honrarias, como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pela tropa e por instituições e personalidades civis, que sempre contribuem na manutenção da segurança pública.
A Polícia Militar tem o hábito de reconhecer o trabalho de seus militares, inclusive, daqueles que já estão na reforma. Foi entregue hoje, a medalha dever cumprido, que é destinada aos militares que prestaram 30 anos de serviço ativo, e que tenham completado 30 anos na inatividade. O homenageado foi o 3º sargento veterano, Antônio de Paula Silva, que faleceu no dia 30 de maio desse ano, sendo representado pelo filho, Keyzer Antônio de Paula Silva, que recebeu a medalha em nome do pai.
Dando prosseguimento aos ritos militares, a outra medalha entregue foi a Alferes Tiradentes, que é a maior comenda para Polícia Militar, destinada a distinguir as personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços à corporação. A última condecoração entregue foi a medalha de Mérito Profissional destinada aos militares pelos seus atos de bravura , ações meritórias ao longo da carreira, bem como distinta conduta da vida privada e funcional.
Também foram agraciados no decorrer da solenidade os Colaboradores Beneméritos, pessoas e entidades que atuam em parceria com a instituição, na busca contínua pela paz social e melhoria da qualidade de vida da comunidade. Por fim foram entregues os diplomas de Destaques Profissionais, que são para militares e funcionários civis que se destacaram no desempenho de suas atividades.
Para o comandante da 12ª Região de Polícia Militar, coronel Juliano Fábio Lemos Dias, a PM tem realizado o seu trabalho de forma eficaz, já que chegou aos seus 248 anos, entre as instituições mais antigas do Brasil, com o papel reconhecido pela sociedade mineira. “Os nossos números são bons e estamos sempre na busca por melhorar ainda mais. Os crimes violentos diminuíram, mas não conseguimos trabalhar sozinhos, temos a parceria da população e dos demais órgãos, que fazem parte do sistema de segurança pública”.
O evento contou com o desfile dos militares no Vale do Aço e alunos do Colégio Tiradentes. A banda de musica era composta por civis, veteranos e militares voluntários e abrilhantou ainda mais o evento militar.
HOMENAGENS
O coronel Lemos Dias lembrou que a solenidade de aniversário é a mais importante, dentro do calendário militar, e que vários eventos fizeram parte da programação dos 248 anos. No Vale do Aço foi inaugurada no dia 6 deste mês, a Galeria de Heróis, que é para lembrar aqueles policias militares que perderam a vida durante o serviço policial militar em situações diretamente ligadas a sua atividade, seja em confronto, abordagens e atendimento de ocorrências.
A solenidade de aniversário foi finalizada com o desfile da tropa formada, que foi pela primeira vez comandado por uma mulher, a capitão Maressa de Assis Silva Martins.