Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Segurança

Homem que planejou ataque a bomba no DF entrou no Congresso com aval de senador

Dias antes da tentativa de atentado em Brasília, George Washington acompanhou uma audiência pública no Senado

Redação por Redação
23 de junho de 2023
em Segurança
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Homem que planejou ataque a bomba no DF entrou no Congresso com aval de senador

À esquerda, George Washington, durante depoimento na CPMI de 8 de Janeiro (Imagem: Reprodução/Youtube Agência Senado)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

George Washington de Oliveira Sousa, preso e condenado por planejar o atentado a bomba em um caminhão de combustível próximo ao aeroporto de Brasília, entrou no Congresso Nacional em novembro do ano passado com autorização do gabinete do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

De acordo com a Folha de S.Paulo, 24 dias antes da tentativa de atentado em Brasília, George Washington acompanhou uma audiência pública no Senado, promovida pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).


O nome do senador que liberou a entrada é mantido sob sigilo pelo Senado Federal, mas foi obtido pela Folha de S.Paulo por pessoas com acesso à informação. Questionado, o Senado alegou que a divulgação representava “risco de violação à prerrogativa do sigilo da fonte”.

Em maio, George Washington foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão. Ele foi convocado pela CPI do 8 de janeiro e prestou depoimento nesta quinta-feira (22).

Zequinha Marinho afirmou que não tem “nenhuma relação” com o condenado. O senador disse que, horas antes da audiência pública, seu gabinete foi procurado por um grupo de pessoas que afirmava ser do Pará – estado do senador – e que sua única motivação foi permitir o acesso de cidadãos ao encontro.

A assessoria do senador ressaltou ainda os procedimentos de segurança adotados pelo Senado Federal e disse que o condenado só entrou no prédio após fazer um cadastro na portaria e passar pelo detector de metais.

“Só após cumprir esse procedimento do Senado Federal é que [os cidadãos] foram liberados para acessar o plenário da Comissão”, disse o gabinete de Marinho.

“Não existe nenhuma relação do senador com os três citados [George Washington e outros dois acusados de participação no atentado frustrado]. Enfatizamos que a única motivação para liberar o acesso foi o de permitir cidadãos paraenses de participarem de uma audiência que era pública. Inclusive, é válido dizer que desses três, apenas um foi liberado pelo gabinete.”

Apesar do protocolo de segurança, policiais legislativos desconfiam que parte dos vândalos que invadiu os Três Poderes em 8 de janeiro acompanhou a audiência pública e aproveitou a entrada no Senado para mapear alguns pontos do prédio.

Chamou atenção da Polícia Legislativa que alguns agressores vieram preparados para escalar o Congresso e pareciam saber, por exemplo, onde estavam os hidrantes –ligados para conter o efeito das bombas de gás lacrimogêneo.

A audiência pública foi organizada por Girão na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle para discutir o tempo de propaganda dos candidatos nas eleições, que havia sido contestado, sem provas, pela campanha de Jair Bolsonaro (PL).

Durante a audiência, parlamentares bolsonaristas, advogados e ativistas fizeram ataques ao processo eleitoral e ao STF (Supremo Tribunal Federal), pediram a prisão ou impeachment do ministro Alexandre de Moraes e chegaram a defender um golpe militar.

Os outros dois acusados de participação no episódio frustrado da bomba, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza, também estavam na comissão do Senado no dia.

Girão nega que seu gabinete tenha sido responsável pela entrada do trio. Segundo relatos feitos à reportagem, Alan e Wellington foram liberados pela própria comissão, que durou mais de 11 horas e contou com a presença não só de senadores, mas também de deputados federais.

Procurado, Girão afirmou que “um número significativo de pessoas participou entre convidados e não convidados”. Ele disse que cerca de 40 parlamentares, entre senadores e deputados federais, fizeram uso da palavra.

“No dia da audiência pública estava presidindo a sessão e, por conta disso, totalmente focado no seu melhor andamento, sem que tivesse atuado no sentido de liberar a entrada dessas relatadas pessoas na comissão”, declarou em nota.

George e Alan foram condenados por expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outro, mediante colocação de dinamite ou substância de efeitos análogos, além de causar incêndio em combustível ou inflamável.

George ainda foi condenado por porte ilegal de arma de fogo e artefato explosivo ou incendiário. George e Alan estão presos, enquanto Wellington está foragido.

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal, os três se conheceram no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

O objetivo deles, segundo as investigações, era cometer algum crime que pudesse causar comoção social e instigar um golpe militar. George Washington saiu do Pará no dia 12 de novembro com armas, munição e dinamites. No dia 23 de dezembro, o grupo elaborou o plano do dia seguinte.

George Washington montou a bomba; Alan Diego colocou o artefato embaixo do caminhão de combustível; e Wellington Macedo levou Alan Diego até o aeroporto de Brasília.

A explosão acabou frustrada porque o motorista do caminhão desconfiou e acionou a polícia. O veículo estava carregado de querosene de aviação e tinha capacidade para 60 mil litros.

Procurada pela reportagem na quarta-feira (21) por meio de sua defesa, George Washington não quis se manifestar.

Tag: aeroporto de Brasíliaatentado a bombacondenadoCPI do 8 de janeiro
Postagem anterior

Mercado Livre de Energia é tema de capacitação na Fiemg Vale do Aço

Próxima postagem

Mulheres diplomatas que apoiaram Lula na eleição dizem estar ‘frustradas’

Leia também

Ipatinga anuncia fiscalização eletrônica para coibir infrações no trânsito
Segurança

Ipatinga anuncia fiscalização eletrônica para coibir infrações no trânsito

2 de julho de 2025
Anatel lança plano para combater provedores clandestinos e regularizar banda larga fixa
Segurança

Anatel lança plano para combater provedores clandestinos e regularizar banda larga fixa

2 de julho de 2025
Operação em Ipatinga recolhe veículos abandonados em vias e áreas públicas
Segurança

Operação em Ipatinga recolhe veículos abandonados em vias e áreas públicas

25 de junho de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Ipatinga anuncia fiscalização eletrônica para coibir infrações no trânsito

    Ipatinga anuncia fiscalização eletrônica para coibir infrações no trânsito

    2 de julho de 2025
  • FSFX abre vagas de emprego com benefícios atrativos e inclusão social

    FSFX abre vagas de emprego com benefícios atrativos e inclusão social

    2 de julho de 2025
  • Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu celebra 30 anos com homenagem e memória no Vale do Aço

    Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu celebra 30 anos com homenagem e memória no Vale do Aço

    2 de julho de 2025
  • Trump encerra definitivamente USAID e muda ajuda internacional dos EUA

    Trump encerra definitivamente USAID e muda ajuda internacional dos EUA

    2 de julho de 2025
  • Indústria brasileira recua pelo segundo mês seguido, diz IBGE

    Indústria brasileira recua pelo segundo mês seguido, diz IBGE

    2 de julho de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?