Por Poliane Andrade Melo (*)
Se você é brasileiro e tem o sonho de conhecer os parques da Disney em Orlando ou passear pelas ruas de Nova Iorque, você irá precisar de uma autorização para entrar nos Estados Unidos. O visto americano é um documento obrigatório para quem quer entrar no país e você irá precisar de um visto.
Para passear nos Estados Unidos é preciso possuir um visto de visitante temporário válido, e através de uma entrevista um oficial do consulado precisará aprovar a sua solicitação. Mas e quem são os turistas que têm mais chances de aprovação?
Os turistas que o consulado americano busca para aprovar o visto americano, geralmente são aqueles que podem demonstrar fortes laços com seu país de origem, como um emprego estável, propriedades, família e outros fatores que indicam a intenção de retornar para casa após a viagem.
O perfil ideal deve preencher pelo menos um dos três pilares do turista perfeito: renda, vínculos e/ou histórico de viagens.
O plano de viagem apresentado deve ser condizente com a sua renda atual, e este é um pilar importante para o seu perfil. Por exemplo, se você deseja passar 10 dias num determinado destino, seus recursos financeiros precisam ser suficientes para cobrir todas as despesas durante a estadia. Caso contrário, você deve indicar um custeador que possa arcar com esses custos.
É fundamental considerar também os vínculos com o Brasil. Estes laços são cruciais para demonstrar a relevância do seu regresso. O agente consular procura saber se você tem uma carreira consolidada na sua área de atuação, se possui uma empresa aberta que demanda sua gestão ou um emprego estável. Além disso, ter formação acadêmica superior ou estar matriculado em um curso de longa duração, bem como uma estrutura familiar consolidada, são alguns exemplos de vínculos com o seu país de origem. Vínculos sociais também são relevantes na avaliação, se você exerce atividades extracurriculares regularmente, participa de alguma ONG, entidade ou associação de relevância para a sociedade, poderá ser considerado um vínculo e conta como ponto positivo para sua avaliação para o visto.
Outro pilar importante no seu perfil de turista é apresentar um histórico de viagens anteriores que demonstre comportamento responsável e respeitoso com as leis de imigração internacionais. Se você já tem o costume de viajar para outros países e voltar dentro dos prazos estabelecidos, demonstra que, além de possuir compromissos que requerem seu retorno, você cumpre os prazos de permanência estabelecidos por cada país.
Embora seu perfil atenda aos três pilares citados anteriormente, o oficial consular é quem decide a concessão do visto americano. Além de preencher corretamente o formulário, será preciso provar para o oficial suas reais intenções no país. Não há qualquer garantia de aprovação nem devolução das taxas consulares. A taxa pode ser utilizada para completar apenas um requerimento. Se a solicitação para o visto for negada, será necessário pagar novamente caso deseje uma nova solicitação. As taxas para solicitar o visto são pessoais e intransferíveis, não sendo permitido vender ou negociar com terceiros.
Esse processo de avaliação é complexo e requer muita análise. Isso é necessário, pois o país é bastante visado para imigração ilegal. Anualmente, estima-se que milhares de brasileiros cruzem a fronteira com o intuito de trabalhar de forma ilegal. Por isso, a solicitação de visto para brasileiros que desejam viajar para os Estados Unidos é analisada com tanta atenção.
Seja honesto e transparente em todas as respostas durante a entrevista. O oficial consular está treinado para identificar inconsistências, e qualquer tentativa de ocultar informações pode resultar na negação do visto.
Para otimizar o processo também vale buscar ajuda de um profissional de confiança. O despachante consular é o profissional que vai te dar todo o suporte e te preparar de acordo com seu perfil. Tudo isso com um atendimento exclusivo de quem tem conhecimentos aprofundados no assunto.
Seguindo essas recomendações e se preparando adequadamente, você aumentará suas chances de obter o visto de turismo americano. Boa sorte na aquisição do visto e boa viagem. Que você tenha uma experiência inesquecível nos Estados Unidos!