Por Walter Biancardine (*)
Pensemos friamente: você não pode acessar redes sociais (o X) sem ser multado, seu sigilo telefônico e bancário são quebrados, seu dinheiro é confiscado nos bancos e agora, após supostamente mandarem o PCC incendiar suas terras, querem tomá-las.
De acordo com a ministra Marina Silva, autora da proposta, os estudos sobre essa desapropriação são inspirados na lei que permite o confisco de propriedades onde há exploração de trabalho análogo à escravidão. É desnecessário dizer que a ministra acusa esses proprietários de serem responsáveis pelos incêndios recentes que devastaram o país.
A estratégia de “revezamento de vilões”, amplamente usada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) — em que cada ministro assume o protagonismo nas decisões impopulares — parece estar sendo adotada agora pelo “Consórcio Ditatorial”. Após anos de protagonismo em medidas impopulares, o STF pode estar passando a vez ao Governo Federal, com a ministra Marina Silva na linha de frente.
Segundo uma reportagem do site Terra, a ministra afirmou que ao menos 32 inquéritos foram abertos para investigar incêndios de origem criminosa no país. Ela disse que as queimadas deste ano são resultado de uma aliança entre a seca, causada pela mudança climática (!), e a criminalidade. E sabemos bem onde todos esses inquéritos vão parar: no STF, comandado informalmente pelo ministro Alexandre de Moraes.
Lembremos o sombrio perfil de Alexandre de Moraes: todo psicopata tem plena consciência da maldade que pratica e de suas consequências, que geralmente são intencionais. A principal característica dessa patologia é a ausência de sentimentos, freios morais ou princípios, sendo incapaz de sentir emoções, mas mestre em simulá-las.
Esse é meu diagnóstico — amador, reconheço — do ministro, baseado em observações sobre seu comportamento e ações. Nas mãos desse homem, o “homem certo no lugar certo”, escolhido por Michel Temer, cairão tais inquéritos bem como todos os outros que ajudarem a manter a atual ditadura, agora liderada por essa figura psicótica.
Você acredita em uma “saída política” para isso? Pensa em chamar os militares, os “melancias verde-oliva”, para resolver? Recorrer à Justiça? Parece que todos são “CPX”, cupinchas, cúmplices desse sistema.
Nos anos 1960, o general Olympio Mourão Filho, que deflagrou o movimento de 1964, escreveu em seu diário: “Se esta forma de governo continuar, o gangsterismo e a máfia dominarão o país até que uma guerra, acionando forças exógenas, nos liberte”. Ele escreveu isso no início da década de 60.
Talvez nossa única esperança seja uma vitória de Donald Trump nos Estados Unidos e que, após a mesma e suas consequências para o Brasil, saibamos nos recolher à nossa insignificância, já que fomos incapazes de evitar esse destino trágico para nosso país e nossas vidas.
Boa sexta-feira 13 a todos, e um bom fim de semana.