Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Walter Biancardine

Depressão pós-pleito

Redação por Redação
7 de outubro de 2024
em Walter Biancardine
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Depressão pós-pleito

Eleições, a festa da democracia! (Imagem: Gerada por IA)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

Os mais velhos, como eu, certamente sofrerão engulhos ao lembrarem da cobertura jornalística das eleições nos anos 80, feita pela Rede Globo, a qual repetia de maneira incessante em suas vinhetas: “Eleições, a festa da democracia!”


O que vemos hoje é que a tal “festa” degenerou-se em uma bacanal ideológica e, pior, totalitária. Não há outra definição que encampe a incrível primariedade de um eleitorado que se encanta por personagens, e não por ideias. Não há outra maneira de traduzir um vergonhoso – e secreto – sistema de apuração de votos, cuja única garantia de lisura é a palavra de alguns ministros.

No Rio Grande do Sul temos no segundo turno, por exemplo, a disputa entre Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT). A vantagem do candidato emedebista sobre a segunda colocada é pequena e, se levarmos em conta a legião de partidos esquerdistas que disputaram o primeiro turno – e cujos votos irão diretamente para a candidata petista – já podemos considerar Maria do Rosário eleita para governar Porto Alegre. Fica a pergunta: onde estão demais partidos conservadores? Infelizmente sabemos que não há nenhum sequer, em todo o Brasil. E por quê não há? Porque assim o permitimos, com nossa omissão e ausência nas ruas.

A esquerda aceita – e mesmo preconiza como estratégia de poder – sua divisão em facções. Temos assim o PT, PCO, PC do B, PSOL e outros que, deste modo, preenchem todo o leque de opções oferecidas ao eleitor, que pouco se importa com questões ideológicas e mais preocupa-se com o milheiro de tijolos, que o candidato prometeu, junto com um emprego para seu filho.

Já a direita acusa, sem pestanejar, quaisquer candidatos alternativos como “traidores” ou “comuno-globalistas”, disfarçados sob pele de cordeiro – e não deixa de ter certa razão. Usemos, pois, os exemplos de Pablo Marçal e a decepção com as declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas: a recente e decisiva publicação nas redes sociais, por parte do “coach” Marçal, de um laudo grosseiramente falsificado, evidencia não apenas o caráter do mesmo como aponta, talvez, até mesmo o desejo de “vitimizar-se” e, com esta aparência de “martírio”, apresentar-se para Presidente da República, em 2026 – pretensão que ele já declarou com seu “até 2026!”.

Já a reação ao fato, por parte do governador Tarcísio de Freitas – “Marçal deveria estar preso!” – chocou os eleitores “de direita”, que não esperavam isso de um dos favoritos de Jair Bolsonaro. Ora, convenhamos: Tarcísio jamais foi conservador, ele é militar e, portanto, positivista – um primo-irmão do esquerdismo. Do mesmo modo Marçal, que arroga-se “conservador”, jamais o foi em tempo algum: a mesma desenvoltura que exibiu, fingindo-se pertencente à maioria, mostraria se esta mesma maioria fosse de esquerda – e como ferrenho defensor de Karl Marx se apresentaria.

A verdade é que o brasileiro médio não faz a menor ideia do que sejam ideologias e até onde isso pode prejudicá-lo. Em seu comportamento de torcedor de futebol, encantou-se com Olavo de Carvalho e seus palavrões, sem prestar a menor atenção nas lições que o filósofo oferecia; o mesmo se deu quanto a Jair Bolsonaro – de berço e criação um boca-suja mas, ao menos autêntico, ao contrário de alguns “cosplayers” por aí.

Bolsonaro há muito abandonou a caserna e a contaminação positivista não prevaleceu sobre ele, pois age e vive tal qual um conservador. O problema se resume ao fato do eleitor médio não conseguir raciocinar e compreender o fato de que, em política, por vezes é preciso agir com pragmatismo – por exemplo, apoiando Ricardo Nunes, uma imposição partidária – e isso, aliado com seus nenhuns conhecimentos ou compreensão da simbiose político-ideológica, os leva ao parafuso irrecuperável da escolha pelo fanatismo pessoal, puro e simples. Incapazes de demonizar um homem que quase deu sua vida pelo Brasil, preferem considerar Nunes como “conservador desde criancinha”. O resultado é que nesta gloriosa segunda-feira pós-pleito, já se murmura no X (um amigo me disse) que os eleitores de Marçal devem votar nulo, neste segundo turno.

A verdade é que não existe “direita” no Brasil, apenas um ou outro conservador, desgarrado e solitário, por aí. Não nos compreendemos, não nos ajudamos e, sequer, sabemos o que somos.

A triste sorte do Brasil atual foi selada no dia 15 de novembro de 1889, quando militares positivistas depuseram um Imperador amado pelo povo e instituíram o pensamento de Augusto Comte – e tal fato abriu todas as simpatias e compreensões ao esquerdismo pós-1922.

Se o último parágrafo não faz sentido ao leitor, isto já mostra uma das razões de nosso estado atual.

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: apuraçãocobertura jornalísticademocraciaeleiçõesWalter Biancardine
Postagem anterior

Saiba quem são os vereadores eleitos em Ipatinga

Próxima postagem

Aperam BioEnergia ganha Selo por incentivar agricultura sustentável

Leia também

Um novo Brasil, se não der muito trabalho
Walter Biancardine

Um novo Brasil, se não der muito trabalho

4 de maio de 2025
Ainda sobre Bergoglio
Walter Biancardine

Ainda sobre Bergoglio

27 de abril de 2025
A morte de Bergoglio e o temido Papa Negro
Walter Biancardine

A morte de Bergoglio e o temido Papa Negro

21 de abril de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025
  • Minas anuncia novo concurso público da Educação com quase 14 mil mil vagas

    Minas anuncia novo concurso público da Educação com quase 14 mil mil vagas

    16 de maio de 2025
  • Últimos dias para visitar a exposição “Anne Frank – Uma História para Hoje” no Centro Cultural Usiminas

    Últimos dias para visitar a exposição “Anne Frank – Uma História para Hoje” no Centro Cultural Usiminas

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?