Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Walter Biancardine

Desespero com “Notório Saber Jurídico”

Redação por Redação
11 de setembro de 2024
em Walter Biancardine
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Desespero com “Notório Saber Jurídico”

Desespero com “Notório Saber Jurídico” (Foto: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

Quando assistimos filmes de terror e o vilão, ao final, encontra-se encurralado, é costume que o mesmo tente uma última e desesperada ação que, inevitavelmente, o levará à morte. A plateia, já em choque por tantas barbaridades cometidas pelo mesmo durante a película, chega ao ápice de seu pasmo diante de tal atitude para, por fim, aliviar-se em glorioso e salvador epílogo. E tal é o canhestro roteiro que os ministros da Suprema Corte do Brasil parecem estar seguindo fielmente, em seu desespero. Vamos aos fatos.


Não satisfeitos em quebrar o sigilo bancário do cidadão comum e inocente à priori, o STF avalia seriamente a possibilidade de quebrar também nosso sigilo telefônico. Sim, você não leu errado: neste momento, a sombria Corte estuda se as companhias telefônicas devem compartilhar dados com a polícia. Quer algo ainda mais estranho? Procedendo buscas no Google, você encontrará – na própria página do STF – o link para o assunto mas que, ao ser acessado, acusará o fatídico “erro 404 – página não encontrada”.

Por óbvio sabemos que, em casos de crimes graves ou justificáveis, a quebra de tais sigilos – telefônico e bancário – são usuais e necessários, mas a nota preocupante é que tal possibilidade torne-se norma operativa da Justiça, e conhecemos o quão pouco ortodoxa a mesma anda, cá por nossas terras. Nada mais natural que se tema, por parte de todo um Judiciário dominado pelo topo, o uso e abuso de tais prerrogativas na persecução dos supostos “inimigos da democracia”.

Vamos a outra: se a anistia aos presos do fatídico dia 8 de janeiro – quando verdadeira e pérfida armadilha foi preparada contra manifestantes em Brasília, logo após a “eleição” de Lula da Silva, e que culminou com a prisão de mais de 1.500 pessoas de uma só vez – passar no Congresso, a mesma será declarada inconstitucional pelo STF, afirmou um ministro daquela Corte.

Segundo matéria divulgada – pasmem – pela GloboNews, a tramitação do projeto de lei denominado “PL da Anistia” na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e sua possível votação em plenário são considerados, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como um claro “desvio de finalidade”.

Ainda segundo a reportagem, existe relação entre o projeto e a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, fato que foi confirmado pelo deputado federal e relator do projeto, Rodrigo Valadares (União-SE), em entrevista ao Estúdio I, da GloboNews, na última segunda-feira (9).

“A gente sabe que a anistia é uma pauta muito sensível à direita, talvez uma das mais importantes, e está, sim, sendo condicionado o seu apoio, a sua pauta aqui na Casa, ao apoio à presidência da Casa”, disse o parlamentar na entrevista.

De acordo com um ministro do STF ouvido pelo site G1, esse tipo de negociação representa desvio de finalidade por parte dos parlamentares:

“Se isso passar um dia, será declarado inconstitucional. Um dos fundamentos será exatamente a entrevista [dada ao Estúdio I], que prova desvio de finalidade. O raciocínio é simples: o projeto foi indexado à eleição de presidente da Câmara, ou seja, compra e venda de votos. Desvio de finalidade gritante”. As Organizações Globo não divulgaram, entretanto, o nome de tal Ministro mas sabemos que as declarações do deputado – gravadas em vídeo – podem ser consideradas “flagrante eterno”, segundo preconiza a alta sabedoria jurídica de Alexandre de Moraes.

E vamos ao terceiro e último ato de desespero, que prenuncia a queda do vilão nos abismos e um possível grito de terror da plateia: a multa de R$ 50 mil para quem acessar a plataforma X (Twitter) via VPN.

Não bastasse nos igualar à China, Rússia e outras ditaduras pujantes ao redor do planeta, a proibição do X no Brasil ainda teve o agravante de, tal qual somente a República “Democrática” da China o faz, considerar infrator e penalizar aquele que tiver a ousadia de acessar a mesma por quaisquer meios. Ou seja, criminaliza-se uma empresa e – por extensão – todo aquele que utilizá-la, mesmo sendo seu usuário antes de tal medida. Nada surpreendente para Ministros que, não podendo tomar maiores e mais danosas medidas contra Elon Musk e seu X, avançaram sobre uma empresa que nada tem a ver com a rede social – a Starlink, cujo único pecado é pertencer ao mesmo dono.

Aos estrangeiros que desconheçam a realidade brasileira ou aos conterrâneos que só agora acordaram, talvez o acima descrito mais pareça um pesadelo oriundo dos filmes de Fellini, mas é o que nos foi imposto nesta “democracia trans” que vivemos: é autoritária como uma ditadura, perseguidora como uma ditadura, musculosa e violenta como uma ditadura, garras e dentes de uma ditadura mas sente-se silfídica e graciosa democracia, a distribuir gentilezas, graças e afagos à mídia e aos sócios do sistema.

Os últimos e ensurdecedores gritos de fúria, entretanto, servem como prenúncio de um possível final feliz, com a queda do monstro no abismo das degenerações humanas.

Aguardemos o tão esperado “The End”, para que saiamos aliviados do cinema.

E para que jamais assistamos novamente este tipo de filme.

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: cortecrimes gravessaber jurídicosigilo bancárioWalter Biancardine
Postagem anterior

Governo avalia retorno do horário de verão

Próxima postagem

Confiança empresarial na indústria cresce pelo segundo mês

Leia também

Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna
Opinião

Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

18 de maio de 2025
Um novo Brasil, se não der muito trabalho
Walter Biancardine

Um novo Brasil, se não der muito trabalho

4 de maio de 2025
Ainda sobre Bergoglio
Walter Biancardine

Ainda sobre Bergoglio

27 de abril de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?