A Escola Sesi Santa Rita de Cássia realizou nesta sexta-feira (12) o Torneio Microrregional de Robótica First Lego League. O evento reuniu equipes talentosas, destacando-se a presença da “Turma do Bob” de Governador Valadares, atual campeã estadual.
Duas equipes de Ipatinga também participaram da competição, mostrando o vigor e a criatividade dos estudantes locais. Além disso, o torneio contou com a participação especial das escuderias de F1 in Schools e das equipes de robótica FIRA, ambas de Ipatinga. Estas equipes estão classificadas para a etapa nacional, onde disputarão uma vaga para representar o Brasil na Coreia do Sul, em 2025.
O torneio não apenas promoveu a competição saudável, mas também incentivou a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento da robótica educacional na região.
“O torneio tem como objetivo selecionar de forma mais assertiva os integrantes oficiais das equipes e prepará-los para o Torneio Regional de First Lego League (FLL). O evento permitirá uma maior participação de alunos nos torneios internos, proporcionando a vivência de uma experiência competitiva e o desenvolvimento de habilidades em robótica, trabalho em equipe e resolução de problemas. Neste torneio, especificamente, foram avaliados desafio de mesa e projeto de inovação”, explicou Willian Sabino de Souza, Assistente de Tecnologia Educacional do Sesi.
Mariana Montes Souza, do 6° ano, da Escola Sesi Ipatinga, participou pela primeira vez do torneio de robótica e nos contou um pouquinho dessa experiência. “É uma sensação muito boa de ser acolhida por pessoas que tem o mesmo objetivo que você. Minha equipe se esforçou muito para conseguir se superar e estamos cada dia nos dedicando mais. Estou muito feliz com os resultados e agradeço a Toy Steel que sempre nos apoia”, destacou.
Para a gerente da Escola Sesi Santa Rita de Cássia, Cléia Chamon, é uma satisfação receber os alunos e familiares para disseminar a robótica em mais um torneio desafiador. “Parabéns a todos os competidores e incentivadores. Vocês nos orgulham e só reforçam que a robótica já faz parte do futuro da educação”, disse.
O TORNEIO
O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.
A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para cumprir as missões da mesa de competições em 2’30”.