O Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e Massas Alimentícias do Vale do Aço (Sinpava) comemorou, nesta terça-feira (8), 35 anos de atuação em um evento realizado na sede da Fiemg Regional Vale do Aço, em Ipatinga. A celebração contou com a presença de ex-presidentes, associados, panificadores, empresários, fornecedores e parceiros que contribuíram para a trajetória do sindicato.
Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, prestigiou a comemoração pelo segundo ano consecutivo e parabenizou a diretoria do Sinpava. “Parabéns, Antônio Eugênio, e a toda a equipe do Sinpava pelo trabalho e dedicação. Vocês fortalecem a indústria e o associativismo na região, promovendo qualidade, inovação e compromisso com a comunidade”, destacou.
João Batista Alves, presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, também elogiou a importância do sindicato para a economia regional. “Celebrar os 35 anos de atuação desse sindicato tão pujante é motivo de grande alegria. Falar de panificação e alimentação é falar sobre a sobrevivência humana e um setor vital para a economia do país.”
Durante a solenidade, os fornecedores A Casa Sol, Cercau Distribuidora, Dinox Indústria e Comércio e Penatec foram homenageados pelo suporte contínuo ao setor. Em reconhecimento ao Dia do Panificador, celebrado em 8 de julho, foram homenageados panificadores pioneiros da região: Sebastião Fernandes de Araújo, Aloisio Pinto dos Santos, José Geraldo de Andrade, José Ari de Araújo e Francisco Carlos Bouzada, além do consultor Márcio Rodrigues, que completou 30 anos de consultoria, e Paulo Menegueli, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).
SOLIDARIEDADE
Por meio do projeto social “Pães do Coração: Um Gesto de Solidariedade que Transforma”, o Sinpava doou 10 mil pães para 36 entidades assistenciais em Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, fortalecendo os laços entre a comunidade e as instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade. “O Sinpava reafirma seu compromisso com a panificação e sua responsabilidade social, unindo padarias e a comunidade local para promover a solidariedade e inspirar novas ações transformadoras”, enfatizou o presidente da entidade.
A entrega simbólica dos pães às secretarias de educação das cidades participantes do projeto marca o início de uma ação que busca se tornar anual, sempre com o objetivo de fortalecer a união e o bem-estar da comunidade.
Entre os presentes na celebração estavam Vinícius Dantas, presidente da Amipão; Alexandre Miranda, presidente do Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel e Papelão em Minas Gerais (Sinpapel); o prefeito reeleito de Santana do Paraíso, Bruno Morato; além de presidentes e delegados de diversos sindicatos da indústria e o secretário de educação de Coronel Fabriciano, Serra Negra.