O ator Pedro Cardoso disse que a TV Globo está em declínio devido ao crescimento das plataformas de streaming e à influência da cultura norte-americana no Brasil. As declarações foram feitas no programa “Sem Censura”, da TV Brasil, na última terça-feira (16).
Cardoso, conhecido pelo personagem Agostinho Carrara na série “A Grande Família”, expressou preocupação com o futuro da emissora e a ascensão de empresas como Netflix e Fox. Segundo ele, a perda de uma emissora brasileira como a Globo é prejudicial para o país. “A Rede Globo está acabando infelizmente. Apesar de todos os problemas que a Rede Globo tem, eu acho muito ruim que a gente perca uma emissora como a Rede Globo e comece a viver debaixo de empresas estadunidenses”, afirmou o ator.
O ex-global destacou a importância da TV Globo por ser uma empresa nacional com donos que vivem no Brasil e têm interesses locais. “Porque a Rede Globo tinha um vínculo com o Brasil, é uma empresa brasileira, os donos da Rede Globo vivem no Brasil, querem ganhar dinheiro aqui, é importante para eles o Brasil”, completou.
Desde que foi demitido da emissora em 2014, após o fim de “A Grande Família”, Cardoso não esconde sua mágoa. Ele já afirmou em diversas ocasiões que sofreu “censura ideológica” na Globo. “A minha questão com a Globo foi essa. Eu merecia espaço, eu sou uma pessoa profissional, sou responsável, nunca fiz bagunça nenhuma e dei bom resultado econômico. Por que não me deram a chance de fazer algum programa lá? Porque eu seria muito forte ideologicamente e eles não admitem”, declarou em entrevista ao Brasil de Fato no ano passado.
As críticas do ator repercutiram nas redes sociais, gerando um debate sobre a sustentabilidade das emissoras tradicionais frente ao avanço do streaming. A situação levanta questões sobre a futura configuração do mercado audiovisual brasileiro e a presença de conteúdo nacional nas plataformas globais.