Sempre em constante busca pela atualização do conhecimento científico, pela inovação e excelência no atendimento, profissionais da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) participaram, no mês de agosto, de importantes congressos técnicos-científicos realizados em diversas regiões do Brasil. O objetivo foi agregar e compartilhar conhecimentos além da troca de experiências, possibilitando aprimorar, ainda mais, o atendimento aos pacientes e clientes da fundação, reafirmando o compromisso da instituição com a qualidade e a modernização dos serviços prestados.
Um dos profissionais que esteve na busca por inovações foi o médico oncologista, Luciano Viana, que participou do 1º Congresso Brasileiro de Câncer de Pulmão. Na ocasião, foram realizadas discussões em torno de políticas públicas relacionadas ao câncer de pulmão, desde as que já existem, passando pelas que estão em implementação, até às que devem ser lapidadas e criadas. Na oportunidade, além de expandir seus conhecimentos, Luciano Viana pode transmiti-los, ao ministrar um conteúdo com o tema “Incorporação de novas tecnologias para o manejo do paciente com câncer de pulmão”, juntamente a outros convidados.
O evento organizado pelos membros da Aliança Contra o Câncer de Pulmão teve como palco a discussão e atualização dos assuntos na área de Oncologia. “Participar deste evento científico foi uma grande oportunidade para discussões sobre novos tratamentos e estratégias diagnósticas, aprimorar conhecimentos, disseminar as melhores práticas no cuidado dos pacientes, além de incluir o câncer de pulmão no rol de discussões de políticas públicas”, declara Luciano.
Segundo o oncologista, por meio da participação nos eventos científicos é possível uma atualização do conhecimento para serem aplicados no dia a dia de trabalho. “Neste último congresso, discutimos os benefícios do diagnóstico precoce no câncer de pulmão, bem como a utilização da Tomografia Computadorizada pelo SUS para realização deste diagnóstico. Quando participamos das rodas de conversas nesses congressos, conseguimos trazer inúmeras oportunidades para otimizar o fluxo de atendimento do paciente e novas oportunidades de tratamento. Através de uma dessas participações, conseguimos implantar o atendimento multidisciplinar aos pacientes oncológicos, além de otimizar a medicação dos pacientes e conhecer novas práticas sustentáveis na medicina, através da experiência de outros profissionais”, pontua Luciano.
A unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha (HMC) é referência no combate ao câncer para cerca de 1,6 milhões de habitantes do Vale do Aço e do Nordeste mineiro, em mais de 87 municípios, sendo mais de 80% dos atendimentos realizados destinados ao usuário do SUS. Ela é habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e conta com atendimento especializado em Cirurgia, Radioterapia, Oncologia Clínica, Hematologia e Oncologia Pediátrica.
NEPHRO IN RIO
Os médicos nefrologistas da FSFX, Daniel Calazans e Amanda Batista, participaram do Mayo Clinic Nephro In Rio, um congresso internacional, realizado no Rio de Janeiro/RJ, promovido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade de Nefrologia do RJ.
Durante o evento, que reuniu grandes nomes da nefrologia, os participantes conheceram novas técnicas e tendências no tratamento da doença renal crônica aplicadas nos países da Europa e América do Norte.
Daniel Calazans, que também é vice-presidente da Regional Sudeste da SBN, explica a importância da participação em congressos desta relevância. “Quando participamos destes congressos conseguimos trazer sempre um algo a mais para os nossos pacientes e para o Hospital. Sempre encontramos novidades de mercados, novas interações medicamentosas, além de novas oportunidades de tratamentos para as doenças renais. Um dos exemplos que trouxemos para o HMC foi a implantação da diálise peritoneal, uma nova oportunidade de tratamento para os pacientes com doença renal crônica, onde conseguem fazer o tratamento em sua própria residência, dando mais conforto e humanização no tratamento. E hoje somos uma das principais referências no Brasil nesse tratamento, atendendo a aproximadamente 200 pacientes”, explica Calazans.
O Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) da Fundação São Francisco Xavier alia qualificação técnico-científica, incorporação tecnológica e cuidado humanizado. O setor de Hemodiálise possui 80 pontos e mais de 100 máquinas para realização da terapia dialítica sendo um dos maiores do Estado de Minas Gerais. Além disso, a população de Timóteo também conta com um espaço da FSFX para atendimento de alta complexidade no tratamento de doenças renais crônicas. A estrutura conta com 35 cadeiras de diálise e tem capacidade diária de atendimento de 200 pessoas em tratamento de hemodiálise. Em complemento, o CTRS realiza tratamento de Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CPAD) e Diálise Peritoneal Automatizada (DPA) em centenas de pacientes da região leste de Minas Gerais, sendo uma referência a nível nacional.
No próximo mês, uma equipe de médicos nefrologistas do HMC, composta por Daniel Calazans, Eberaldo Domingos, Reginaldo Machado e Carlos Calazans, estará presente no principal congresso de nefrologia do país, o XXXII Congresso Brasileiro de Nefrologia, em Salvador/BA, na ocasião Daniel participará da mesa Saúde baseada em valor, onde simultaneamente será realizado o XIV Congresso Luso-Brasileiro de Nefrologia e o XX Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia.
Outros profissionais da FSFX também participaram de importantes eventos científicos nos últimos meses. Os membros da direção da FSFX participaram do 32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em Brasília/DF. A médica hepatologista e gastroenterologista, Nicoly Eudes, participou do Gastrominas, em Belo Horizonte. A equipe de Ortopedia e Traumatologia do HMC, composta pelos médicos, Fabrício Maciel, Evander Azevedo Grossi, Roberto Macedo, Leonardo de Ornelas, Paulo Henrique Lemos e Vinícius Alvarenga Pereira, esteve presente no 24º Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, em Araxá/MG.
Essa atualização constante faz parte das premissas da Fundação São Francisco Xavier, que incentiva seus colaboradores na aprimoração técnica e interpessoal a fim de protagonizar um melhor atendimento aos pacientes e público em geral.