Motoristas de Minas Gerais agora podem solicitar pela internet o alvará de liberação de veículos removidos para pátios credenciados pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG). A iniciativa visa simplificar o processo e economizar tempo dos cidadãos, eliminando a necessidade de comparecimento a unidades de atendimento presencial.
A novidade, que abrange todo o Estado, está disponível para veículos removidos devido a infrações administrativas. Para utilizar o serviço, basta acessar o site da CET-MG e entrar na UAI Virtual, que também oferece outros serviços de trânsito. Com o alvará emitido on-line, o proprietário pode ir diretamente ao pátio credenciado para liberar o veículo.
Antes da implementação dessa medida, o cidadão precisava acessar o portal da CET-MG para obter informações sobre as pendências do veículo e o endereço do pátio. Em seguida, era necessário resolver todas as pendências, como pagamento de impostos, taxas e multas, e se deslocar até uma unidade de atendimento para solicitar o alvará. O atendimento era feito na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) no interior.
Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de Minas Gerais, destacou que a medida faz parte da política do Governo de Minas para facilitar a vida dos cidadãos. “A CET-MG está, gradualmente, implementando a transformação digital dos serviços de trânsito para facilitar a vida dos mineiros. A liberação de veículos pela internet representa um importante avanço na modernização desses serviços e atende o cidadão de forma mais eficiente, ágil e com economia de tempo”, afirmou.
Para liberar o veículo, é necessário regularizar a pendência que motivou a remoção e quitar as multas, taxas e outros encargos previstos na legislação específica. No pátio, o proprietário também deve pagar as despesas de remoção e estadia. A consulta sobre o pátio credenciado e os valores pode ser feita no site da CET-MG.
O serviço digital foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC). André Ferreira, superintendente de Soluções de Trânsito e Atendimento ao Cidadão da Prodemge, explicou que o sistema permite interação com o cidadão para correções necessárias no processo. Caso o veículo tenha pendências que impeçam a emissão do alvará, o proprietário será informado pelo atendente.
Após a regularização das pendências e envio dos comprovantes, o alvará de liberação do veículo será emitido de forma digital, sem necessidade de comparecimento presencial. Veículos apreendidos por impedimento judicial ou crimes de trânsito continuam com atendimento presencial.
Para acessar o novo serviço, os cidadãos devem entrar no portal www.transito.mg.gov.br, clicar em “Veículos”, depois em “Veículos removidos para o pátio”, em seguida em “solicitar liberação de veículos removidos (Irregularidades)” e finalmente no botão “UAI Virtual”. A autenticação é feita com a conta do Governo Federal – gov.br.
Com essa inovação, Minas Gerais avança na digitalização dos serviços públicos, proporcionando mais conveniência e eficiência para os cidadãos.