Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizaram, entre ontem e hoje (22 e 23/07), uma inspeção na BR-381, em Minas Gerais. A visita teve como objetivo avaliar as ações iniciais previstas no contrato de concessão firmado com a Concessionária Nova 381, responsável pela gestão do trecho entre Caeté e Governador Valadares.
A inspeção contou com a presença do superintendente da ANTT em Minas Gerais, Marcelo Alcides, e uma equipe de engenheiros da agência reguladora. A vistoria técnica foi articulada em parceria com o Movimento Pró-Vidas da BR-381, que acompanha de perto as intervenções na rodovia.
Segundo Marcelo Alcides, será produzido um relatório técnico com base nas observações realizadas durante a inspeção. O documento servirá de base para verificar o cumprimento das cláusulas contratuais por parte da concessionária.
O contrato de concessão, elaborado pela própria ANTT, passou por audiências públicas e foi fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A concessão foi leiloada na Bolsa de Valores de São Paulo e terá duração de 30 anos.
Para o ano vigente, estão previstas diversas melhorias ao longo do trecho concedido, incluindo:
– Recuperação da pista;
– Recapeamento asfáltico;
– Capina e limpeza de canaletas;
– Contenção de taludes;
– Reforço na sinalização horizontal e vertical;
– Instalação de Wi-Fi em toda a extensão da rodovia;
– Serviço de reboque e ambulância 24 horas;
– Implantação de postos de apoio ao usuário a cada 40 quilômetros, com médicos, banheiros, fraldários e internet.
As obras de duplicação da BR-381, uma das principais demandas da população local, estão previstas para começar em 2026. O cronograma estabelece um prazo de oito anos para conclusão dessas intervenções.
COBRANÇA DE PEDÁGIO
A cobrança de pedágio só poderá ser iniciada após o cumprimento de condicionantes previstas em contrato. Segundo levantamento feito pelo Movimento Pró-Vidas, os critérios para início da cobrança seguem os mesmos parâmetros adotados em outras cinco concessões rodoviárias em Minas Gerais.
O Movimento, que atua na fiscalização social do contrato, reforça que seu papel agora é garantir que as cláusulas contratuais sejam efetivamente cumpridas, com foco na segurança viária e no bem-estar dos usuários da BR-381.
























