O governo federal intensificou sua presença nas redes sociais com um aumento expressivo nos investimentos em publicidade digital. Em setembro, foram destinados R$ 8,4 milhões para impulsionamento de conteúdo nas plataformas Meta (Facebook e Instagram), representando um crescimento de 360% em comparação aos meses anteriores.
A gestão do presidente Lula direcionou seus esforços principalmente para divulgar a ampliação da isenção do Imposto de Renda, que beneficia trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil. O gasto diário com publicações patrocinadas saltou de R$ 77 mil para R$ 283 mil, tornando o perfil do Governo Federal o maior anunciante político nas plataformas da Meta.
Sob comando do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social, a estratégia digital adotou formatos mais dinâmicos e acessíveis, resultando em crescimento significativo de seguidores. A conta oficial do governo no Instagram conquistou 1,2 milhão de novos seguidores, alcançando a marca de 2,9 milhões de pessoas.
O planejamento de comunicação também abrange outros temas de interesse público, como a valorização do PIX e do Sistema Único de Saúde (SUS), além de programas sociais como o Luz para o Povo. A saída do Brasil do Mapa da Fome também ganhou destaque nas campanhas digitais promovidas pelo Palácio do Planalto.
Em comparação ao período anterior, quando foram investidos R$ 4,7 milhões em 60 dias de publicidade digital, o novo patamar de investimentos demonstra uma clara mudança na política de comunicação governamental, priorizando as plataformas digitais como canal direto com a população.
























