
Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o tabagismo é fator de risco para aproximadamente 50 doenças diferentes
A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS/CFA), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast), realizou nesta terça-feira (19), a capacitação sobre “Abordagem Intensiva ao Fumante” do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O evento contou com participação de enfermeiros, psicólogos, médicos, farmacêuticos e demais profissionais que compõe o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios que tiveram substituição de profissionais.
De acordo com Aline Santos, referência técnica do Programa, o objetivo foi sensibilizar os profissionais de saúde para o problema de saúde pública, representado pelo tabaco e a importância do seu controle, a partir de ações de prevenção de uso e tratamento para cessação, além de apresentar subsídios para abordagem e acompanhamento adequados da pessoa que fuma.
“Este tipo de trabalho é importante no sentido de preparar estes profissionais da atenção básica (AB) para que possam oferecer aos usuários do SUS o tratamento adequado para a cessação do tabagismo, esse é o principal ponto. Para isso, temos que orientá-los quanto às especificidades de determinada população, ter um olhar individualizado do usuário tabagista, de modo a aumentar a efetividade da abordagem para cessação do tabagismo” destacou Aline.
Durante a capacitação, além da apresentação das diretrizes do programa e o registro das ações do tabagismo no e-SUS, foram discutidos temas como a terapia cognitivo-comportamental, o apoio medicamentoso para tratar a dependência de nicotina, Lei Nacional Anti-fumo e a abordagem aos usuários fumantes que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente os 35 municípios sob jurisdição da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS/CFA) aderiram ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e ofertam o tratamento em suas unidades básicas de saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o tabagismo é fator de risco para aproximadamente 50 doenças diferentes, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento de diversos agravos à saúde. Mais de 4.700 substâncias já foram identificadas na fumaça do cigarro, sendo que mais de 60 delas são cancerígenas. O tabagismo hoje se configura como a principal causa evitável de morte no Brasil e no mundo.
Segundo Aline Santos, referência técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) da Regional de Saúde, mesmo o Brasil sendo considerado referência mundial no controle do tabaco, resultado de um longo trabalho voltado a cessação do tabagismo, com implantação de ações educativas e de tratamento, além de medidas legislativas, publicitárias e econômicas, os trabalhos na saúde pública não podem parar.
“Os profissionais da Atenção Básica (AB) devem estar sempre capacitados, visto que são muitas as doenças provocadas pelo tabagismo. O nosso grande desafio atualmente para uma efetiva implantação das ações de controle do tabagismo no SUS é a grande rotatividade destes profissionais nos serviços de saúde, o que impede a continuidade do atendimento integral ao usuário”, finalizou Aline.
CASO NÃO CONSIGA PARAR DE FUMAR SOZINHO, PROCURE AJUDA!
O SUS oferece tratamento para tabagismo em mais de 600 municípios de Minas Gerais, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, com profissionais de saúde qualificados. O tratamento das pessoas tabagistas é ofertado prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O usuário que demonstre interesse em parar de fumar deverá entrar em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade para ser informado os locais do SUS que estão ofertando o tratamento do tabagismo.
Dessa forma, o usuário tabagista será recebido pela sua equipe de saúde, será avaliado quanto às principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, história tabagista, bem como o grau de dependência ao cigarro e seu estágio de motivação para a cessação do tabagismo.
O modelo de tratamento é baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental do fumante. Consiste inicialmente de 4 sessões (encontros), semanalmente, e após essas, são promovidos encontros mais espaçados, até completar de 6 a 12 meses de tratamento. O tratamento tem como finalidade trabalhar com os fumantes os riscos de fumar e os benefícios de se parar de fumar, fornecer informações necessárias para que ele possa lidar com a síndrome da abstinência, dependência psicológica e os condicionamentos associados ao ato de fumar, além de apoiá-lo nesse processo. Para mais informações, disque 136.
Mais informações sobre controle do tabagismo podem ser acessadas no site: www.saude.mg.gov.br/tabagismo