(NEWSLETTER – William Saliba)
SAMU REGIONAL
O Samu Regional está próximo de se tornar realidade. A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deve apresentar às lideranças e autoridades regionais no próximo dia 9, o resultado do diagnóstico sobre as necessidades, cronogramas e valores necessários para a implantação do Samu Regional da Região Metropolitana do Vale do Aço.
SEM DESCULPAS
A justificativa de falta de recursos para a implantação do Samu Regional também não será mais uma desculpa do Governo do Estado. A deputada Rosângela Reis se comprometeu a apresentar em 2020 cerca de R$ 3 milhões em emendas para a iniciativa. O deputado Celinho do Sinttrocel também fará um esforço conjunto para direcionar recursos para o Samu do Vale do Aço. O custo estimado para a implantação é de R$ 5 milhões.
DEFINIÇÕES
O compromisso foi firmado na reunião realizada ontem (21), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, entre os dois deputados estaduais com os subsecretários de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde, Nicodemus de Arimatheia, e de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Magalhães, o superintendente regional de Saúde do Vale do Aço, Ernany de Oliveira Duque e a coordenadora de Urgência e Emergência, Adriana Almeida.
MOBILIZAÇÃO
Desde 2013, o Vale do Aço se mobiliza pela implantação do Samu Regional. Segundo a deputada Rosângela Reis, no início do ano, o secretário de saúde de Minas afirmou que o Estado só tinha dinheiro para implantar um único Samu Regional em Governador Valadares. No entanto, o deputado Celinho lembrou que os custos para implantação no Vale do Aço seriam menores, uma vez que Ipatinga já possui um Samu municipal em funcionamento. Ambos os parlamentares, iniciarão uma nova mobilização dos 35 prefeitos dos municípios integrantes do Consórcio Cisvales, além dos representantes federais, para pressionarem pela unidade regional em Ipatinga.
***
DRAGÃO CHINÊS
Falando aos jornalistas durante o almoço oferecido ontem (21), na Casa de Hóspedes da Usiminas, em Ipatinga, o presidente da companhia, Sérgio Leite, foi muito claro com o desequilíbrio na guerra no mercado internacional do aço. Segundo ele, a Usiminas enfrenta não só as siderúrgicas, mas o estado chinês, que oferece subsídios e mão de obra barata. A indústria chinesa inflacionou o preço do minério, com o grande volume de minério de ferro adquirido da Vale e das mineradoras da Austrália.
REFLEXOS
O acidente de Brumadinho impactou o mercado de minério de ferro. A Usiminas enfrenta além dos preços aviltados da matéria prima, o preço baixíssimo do aço chinês. Embora a siderúrgica mineira tenha se voltado para o mercado interno, os baixos índices de crescimento econômico deste ano, como em 2018 e 2017, não permitiram a concretização dos projetos da companhia. No entanto, o CEO da Usiminas está otimista em relação a 2020. Sérgio Leite espera que a economia brasileira chegue a um patamar superior a 2 por cento, embora segundo ele, o Brasil necessite de uma taxa de crescimento da sua economia próxima a 5 por cento.
***
CONSUL SE EXPANDE
A Consul realiza no próxima quinta-feira (28), no auditório de seu hiper, no Shopping do Vale do Aço, assembleia extraordinária com seus cooperados. Em pauta, a deliberação sobre a compra de áreas e a abertura de novas filiais, no Bairro Bom Retiro, em Ipatinga, e no Bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso. Também deve ser dada a autorização para abertura da loja express, no Via Illuminata Mall, no Bairro Horto, em Ipatinga.
***

Em família, a simpatia de Fátima Sales Fonseca, Pompeia Sales e Isa Teatini
***
LÍBANO
Os 76 anos de independência do Líbano serão comemorados neste sábado (23), em Belo Horizonte. A Fundação Libanesa de Minas Gerais promove um jantar com pratos típicos, apresentação de dança do ventre e sorteio de brindes, no Restaurante Vila Árabe. Na terça-feira (25), às 20h, por iniciativa do deputado Roberto Andrade, a Assembleia Legislativa realiza reunião especial para comemorar o aniversário da independência e a imigração libanesa em Minas Gerais.
PROFISSIONALIZAÇÃO
A Fundação Libanesa de Minas Gerais e a Associação Profissionalizante do Menor (Asprom) assinaram ontem (21), na Casa do Líbano, na capital, um termo de cooperação técnica, visando ao atendimento de jovens carentes, na área de saúde gratuitamente. A Asprom tem aproximadamente 3 mil jovens sendo inseridos no mercado de trabalho. O convênio foi firmado pelo presidente da Fuliban, Frederico Aburachid e da Asprom, Carlos Cateb.
***
ESTRELA DA FAMA
O presidente da Usiminas, Sergio Leite, foi homenageado nesta sexta-feira (22) com a gravação de sua mão para o hall “Estrela da Fama”, no museu do Jornal de Resenhas, dirigido por Jesus Gallego. O espaço é reservado para personalidades de diferentes segmentos que participaram da história da cidade e a homenagem a Leite contou com a presença de diversas lideranças comunitárias e empresários, entre outros participantes.
***

A médica Maitê Andrade foi convidada a ser uma das mulheres fotografadas pelo destacado fotógrafo Odilon Araújo, que fará uma exposição de retratos femininos. A vernissage será no próximo 17 de dezembro, na La Pizzeria 68, em Belo Horizonte