A Secretaria Municipal de Assistência Social de Timóteo divulgou os resultados dos exames de swab nasofaringe feito nos internos e servidores que trabalham no Sodalício Tio Questor. Essa foi a terceira testagem feita junto aos idosos da comunidade.
Dos 21 idosos que residem no sodalício, três deram positivo para Covid-19. Já dos 37 servidores, 4 testaram positivo e todos eles tiveram que entrar em quarentena. No caso dos idosos, eles adotaram regime de isolamento.
Dado o agravamento da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria vai adotar a partir desta terça-feira (28) novos protocolos para resguardar os idosos institucionalizados.
Os testes serão realizados com maior frequência para dar mais precisão aos exames e resultados. Também foram instalados tapetes sanitizantes na porta de todos os quartos. Todos os servidores antes de entrar na área interna do asilo e a cada jornada, terão que tomar banho e trocar de roupa e sapatos. Também passará a ser rotina a lavagem do pátio externo do Sodalício com uma solução sanitizante. Na quarta-feira está programada uma inspeção no asilo por médica infectologista para ajudar a intensificar a estratégias de bloqueio ao vírus.
ÓBITO
Um paciente do Sodalício Tio Questor que estava internado no Hospital e Maternidade Vital Brazil teve o óbito confirmado em decorrência da Covid-19. O paciente era do sexo masculino, 67 anos, portador de comorbidades (hipertensão arterial, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica) e obesidade. No último dia 17 de julho, o senhor apresentou quadro de taquidispnéia e foi encaminhado à UPA para atendimento médico. Ele foi transferido para o Hospital Vital Brazil, onde foi internado até falecer no domingo, dia 26.