Tem poesia com moda de viola, contação de histórias ao vivo e show instrumental de choro na programação do Instituto Usiminas, neste primeiro fim de semana de outubro, pelas redes sociais. As atrações virtuais podem ser acessadas pelo Instagram e Facebook do Instituto Usiminas (@institutousiminas) e são realizadas com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Nesta sexta-feira (2), o Em Casa com o Instituto Usiminas será com o violeiro Marcello Linhos, de Brasília, que declama e toca a música “Desafio”. Em um sonho, ele conta ter sido desafiado pelo maior violeiro de todos os tempos e, sem se dar conta de quem era, topou o desafio. O violeiro do Planalto Central promete muita diversão pra quem acompanhá-lo até o fim.
Já amanhã (3), às 16h, o contador de histórias paulista Giuliano Tierno volta à programação do Instituto Usiminas para contar a história “Sobre Viver Junto”. A narração vai falar da necessidade e a beleza de vivermos juntos. A partir do conto da tradição oral “A Pedra no Caminho”, Tierno fará um convite aos ouvintes para imaginarem as veredas do convívio. Giuliano Tierno é contador de histórias, escritor, pesquisador, mestre e doutor em Artes.
CIRCUITO COMUNIDADE
Os músicos Elizeu Gomes e Rubinho do Bandolim voltam ao Circuito Comunidade para mais um show instrumental de Choro, neste domingo (4), das 8h30 às 12h30, pelos bairros Recanto Verde e Cidade Nobre. No palco do minitrio do Circuito Comunidade, a dupla vai apresentar obras de compositores brasileiros como Pixinguinha, Jacó de Bandolim, Valdir Azevedo, entre outros. O Circuito Comunidade integra o programa Em Casa com o Instituto Usiminas, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Circuito faz parte do programa Solidariedade Contagia da Usiminas.
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Com a reabertura da Biblioteca Central de Ideias da Galeria do Centro Cultural Usiminas, na próxima quarta (7), os cursos permanentes de Yoga e Dança de Salão também voltam a ser realizados presencialmente. Mais informações sobre as aulas estão disponíveis no site www.institutousiminas.com.
O primeiro espaço a ser reaberto será a Biblioteca Central de Ideias, que fica no Centro Cultural Usiminas. O local poderá receber até três pessoas de uma só vez, de quarta a sexta (das 10h às 19h) e aos sábados (de 13h às 19h). Mesmo com o retorno, o serviço de Delivery de Livros, que tem conquistado novos sócios desde a sua implantação, continua a ser prestado às terças-feiras, mediante reservas realizadas pelo telefone (31) 3824.3731.
Os teatros do Centro Cultural Usiminas e Zélia Olguin permanecem fechados, aguardando a onda verde do Minas Consciente. Atualmente, Ipatinga está na chamada ‘onda amarela’ do plano “Minas Consciente”. A iniciativa do governo do estado orienta o retorno seguro as atividades econômicas, de cultura e lazer nos municípios participantes.