O Brasil tem a quarta maior taxa de empreendedorismo inicial do mundo. São 25,6 milhões de pessoas à frente de um empreendimento formal ou informal, com até 3,5 anos, no país, segundo o IBGE. Minas Gerais responde por cerca de 10% desse contingente (2,6 milhões), boa parte dele envolvida na criação ou condução de um pequeno negócio. Para inspirar, capacitar, fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no estado, o Sebrae Minas promove várias atividades, entre elas a Semana Global de Empreendedorismo (SGE).
A 13ª edição da SGE será realizada entre os dias 16 e 22 de novembro, mas a programação de capacitações oferecidas pelo Sebrae Minas se estende ao longo de todo o mês, em vários municípios. O tema deste ano é “A retomada da economia e o papel do empreendedorismo”.
Serão ofertadas diversas atividades digitais e presenciais, muitas delas gratuitas, sobre temas variados e para diferentes públicos. Segundo dados da pesquisa GEM 2019, as mulheres já são metade dos empreendedores em estágio inicial do país e, por isso, grande parte da programação é dedicada a elas.
SGE NO VALE DO AÇO
Como parte da SGE na Rio Doce e no Vale do Aço, o Sebrae Minas, realiza virtualmente, entre os dias 16 a 19 de novembro, na microrregião de Ipatinga, uma programação com atividades gratuitas. Serão quatro dias de capacitação com as seguintes palestras e oficinas:
16/11 – Palestra “Empreendedorismo, Humor e Tecnologia”, com Cida Mendes (Casa de Concessa)
Serão abordados de forma lúdica, os temas de empreendedorismo e inovação, proporcionando ao público a oportunidade de despertar e refletir sobre as temáticas adaptadas à rotina de uma empreendedora e sobre o impacto da evolução tecnológica nos pequenos negócios.
17/11 – Oficina online: “Como anunciar no Facebook”, com Ralph Vianna
A oficina abordará a configuração da conta de anúncios, tipos de campanhas e como escolhê-las, o funcionamento de uma estrutura de campanha, pixel de rastreamento, criação de públicos (personalizado e semelhante) e gerenciador de eventos.
18/11 – Palestra: “Nasce um Empreendedor”, com Marcos Piangers
Será abordado o propósito e protagonismo de um empreendedor, proporcionando aos participantes a oportunidade de despertar e refletir sobre as duas temáticas. O palestrante compartilhará sua história de sucesso, inspirando os empreendedores a se tornarem protagonistas de sua vida/negócios.
19/11 – Palestra: “Seja o melhor vendedor de seu negócio”, com Leonardo de Matos
De forma interativa e bem-humorada, Leonardo de Matos contará sua história e expertise em vendas e abordará as técnicas de vendas e as habilidades necessárias para vender mais e melhor, levando em consideração os diferenciais e a inovação.
Todas as atividades serão gratuitas. Podem ser inscrever micro e pequenos empreendedores de Ipatinga e região. As inscrições estão disponíveis na plataforma do Sympla.
PEQUENOS NEGÓCIOS PUXAM A RETOMADA
Apenas nos nove primeiros meses de 2020, 269.557 pequenos negócios foram registrados em Minas Gerais, um aumento de 4,93% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, considera o somatório de registros de microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa (MPE).
O resultado positivo é puxado pela formalização dos MEI, que teve um aumento superior a 7% no período. Minas Gerais já reúne 1.232.139 microempreendedores individuais (MEI), cerca de 11% do total de formalizados em todo o país. Entre janeiro e setembro de 2020, foram registrados 158.973 MEI no estado, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Serviço:
Semana Global de Empreendedorismo – microrregião de Ipatinga
Data: 16 a 19 de novembro
Inscrições:
https://www.sympla.com.br/semana-global-do-empreendedorismo—empreendedorismo-humor-e-tecnologia__1046209
Público-alvo: micro e pequenos empreendedores do Vale do Aço