O presidente Jair Bolsonaro foi escolhido pela revista Time, uma das pessoas mais influentes do mundo em 2020. Segundo a publicação, Bolsonaro tem aprovação de 37% da população, apesar da crise econômica – no que chamam da “pior recessão em 40 anos” -, queimadas na Amazônia, e mais de 137 mil mortos pela Covid-19.
“Mesmo com uma série de alegações de corrupção, e um dos principais índices de mortalidade pelo novo coronavírus no mundo, o político de direita permanece muito popular entre uma parcela considerável do povo brasileiro”, escreve Dan Stewart, editor da seção internacional da Time.
O editor destaca que a popularidade de Bolsonaro é alta, “apesar de uma tempestade de denúncias de corrupção e 1 dos maiores índices de mortes por covid-19 no mundo”. Stewart diz que a aprovação do presidente é consequência, em parte, dos pagamentos do auxílio emergencial durante a pandemia.
O jornalista afirma ainda o fato de Bolsonaro ter conquistado “seguidores fervorosos”. “Para sua base, ele simplesmente não erra. É o resto do Brasil, e do mundo, que sobra para contabilizar os custos”, diz.