Coronel Fabriciano é uma das cidades com um dos melhores índices de recuperação para pacientes do novo coronavírus no Vale do Aço. Desde o início da pandemia, 1.177 pessoas foram curadas da doença, o que representa 73% do total de 1.591 infectados. Outros Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23) pela Secretaria de Governança da Saúde.
A média de Fabriciano é superior a do Brasil; o Ministério da Saúde contabilizou 1.532.130 pessoas recuperadas, ou 68% do total de casos positivos no país (dados do dia 23 de julho de 2020). Maria Eugênia de Souza, 78 anos, é uma das pacientes que venceram a Covid-19. Ela recebeu alta hospitalar na última terça-feira (21), após cinco dias internada no Hospital Dr. José Maria Morais.
“Jesus continua salvando vidas; e a equipe do Hospital também. Fiquei com medo, mas todos aqui, dos médicos às pessoas que trabalham na limpeza, fazem o que podem para ajudar a gente. Recebi o melhor atendimento possível e hoje, graças a Deus, estou curada e volto para a minha família”, comemora a aposentada. No mesmo dia, receberam alta hospitalar Geralda Jacinta Pereira, 72 anos de Coronel Fabriciano e Reinaldo Santos Miranda, 42 de Timóteo.
Também desde terça-feira, a Secretaria de Governança de Saúde não registra mortes em decorrência de complicações por Covid-19 – desde o início da pandemia, foram 22 óbitos confirmados. Com isso, o município mantém a taxa de letalidade de 1,38%, muito abaixo da média nacional, em torno de 4%. A taxa de letalidade é porcentagem de pessoas que evoluem para óbito de um total de pacientes confirmados com a doença, neste caso por Covid-19.
“O ideal é que não houvesse mortes. Mas é o que sempre digo: é preciso ter respeito pela doença e manter os cuidados e recomendações da saúde. Mas cada paciente que se recupera é uma vitória para nós; mostra que estamos no caminho certo para o controle e, o mais importante, com políticas públicas sérias e eficientes para garantir tratamento adequado, inclusive com estrutura hospitalar e leitos suficientes para pacientes com Covid-19 sem comprometer o tratamento por outras doenças, também importantes”, salienta o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius.
Os dados epidemiológicos da Prefeitura de Fabriciano apontam ainda estabilização do número de óbitos e tendência de queda no total de casos notificados e confirmados para o novo coronavírus. Na última semana (12 a 18 de julho) o município notificou 158 casos, sendo 30 confirmados para coronavírus; na semana anterior (5 a 11 de julho) foram 585 casos suspeitos, destes 206 confirmados para a doença.
Desde o início da pandemia, Fabriciano registrou 4.671 notificações; deste total 2.141 foram descartados por exame ou alta por critério clínico e 939 casos estão em investigação.
TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS
O Hospital Dr. José Maria Morais, gerido pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, segue com 19 pacientes em internação por causa de Covid-19. Destes, 15 são de Fabriciano e outros quatro, residentes de cidades vizinhas. Com isso, a taxa de ocupação é 47,5% de um total 40 leitos disponíveis – são 20 leitos de enfermaria e outros 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A taxa de ocupação leva em conta a estrutura em funcionamento na instituição desde o dia 2 de junho e os dados do Boletim Epidemiológico, atualizados diariamente.