A Câmara Municipal de Timóteo, aprovou o Projeto de Lei nº 4.274, de autoria do Executivo, que autoriza o município a aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). Durante a reunião da Câmara marcaram presença o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, e o superintendente Regional de Saúde, Ernani Duque. A aprovação possibilitará a implantação de uma Unidade de Suporte Básico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município, que será gerenciado pelo Consurge.
A partir de agora, a cidade fica autorizada a aderir e ratificar o Protocolo de Intenções do Consurge, assim como a celebrar o contrato de rateio com o consórcio, que é o responsável pela administração do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na Regional Leste/Vale do Aço, conforme convênio celebrado com o Governo do Estado recentemente.
Por sua importância, o projeto de lei, encaminhado no final de julho, tramitou em regime de urgência a pedido do Executivo. O prefeito de Timóteo Douglas Willkys salientou que a adesão ao Consurge era necessária para suprir a demanda por serviços de atendimento móvel de emergências, pois a Microrregião de Coronel Fabriciano, na qual o município de Timóteo está inserido, não possui esse sistema de transporte.
Atualmente, no município, os serviços de transporte de atendimento de urgência são realizados em alguns casos pelo Corpo de Bombeiros Militar, mas que não atende todas as necessidades de atendimento e transferência de pacientes em situação de urgência, além de não possuir veículos suficientes. “Nesse período de pandemia, a situação foi agravada. Não temos dúvida de que os serviços prestados pelo consórcio, após a respectiva adesão, salvarão vidas de nossos munícipes, sendo um importante complemento na nova política de saúde do Governo Municipal”, salientou Douglas Willkys.
SAMU
O Samu é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, criado em 2014, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, que atende os casos de urgência e emergência, financiado pelos governos, Federal, Estadual e municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento à população.
O Samu da Região Leste/Vale do Aço (Consurge) possui uma estrutura composta pela Central Operativa que está instalada na RISP de Governador Valadares e possui 23 (vinte e três) bases descentralizadas, contendo 26 (vinte e seis) ambulâncias do tipo: USB (Unidade de Suporte Básico) e 08 (oito) ambulâncias do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis).
“Após a adesão, a cidade de Timóteo contará inicialmente com uma USB – Unidade de Suporte Básico, podendo a quantidade ser ampliada, já tendo sido pleiteado uma USA – Unidade de Suporte Avançado”, acrescenta o prefeito de Timóteo. A implantação do Samu regional está condicionado à habilitação junto ao Ministério da Saúde. Para que a macrorregião do Vale do Aço tenha 100% de cobertura do seu território é preciso que todos municípios façam adesão ao consórcio.