Terminou nesta quinta-feira (27) mais uma importante edição do Cosis – Simpósio Interno da Aperam, que pela primeira vez foi realizado em formato 100% digital com a ampla participação dos empregados. O evento, que acumula mais de 40 anos de história e está em sua 87ª edição, reuniu projetos inovadores e de sucesso, aplicados na empresa para melhoria de seus processos, rendimento e índices, em diversas áreas.
O Simpósio reflete a constante busca da Aperam pela inovação e fomenta entre os empregados o desejo de fazer a diferença por meio dos recursos da própria empresa. Este ano, o evento teve como tema “Inovação e Atitude” e recebeu mais de 60 inscrições de projetos, divididos em quatro categorias – Gestão e Melhoria, Manutenção e Equipamento, Processo e Produto. “O Cosis estimula o envolvimento e olhar voltado para a inovação entre seus empregados, além de incentivar a percepção de novas habilidades alinhadas com as tendências do futuro e que são fundamentais para o desenvolvimento profissional e pessoal das equipes” explica Tarcísio Reis de Oliveira, gerente executivo do Centro de Pesquisa da Aperam e presidente do Cosis.
O encerramento do evento foi conduzido pelo presidente da Aperam, Frederico Ayres Lima. “Esta edição foi emblemática em diversos aspectos, visto que pela primeira vez saímos do auditório e utilizamos o ambiente virtual como palco, permitindo que mais pessoas participassem. Além disso tivemos recorde de trabalhos inscritos, o que mostra que temos ampliado internamente os processos inovadores e as boas práticas da empresa”, ressalta Ayres Lima.
Entre trabalhos de destaque que já passaram pelo palco do Cosis em outras edições há exemplos que contribuíram de forma significativa para ampliar a competitividade da empresa no mercado de aços especiais. Entre eles estão as soluções em processos industriais, novos produtos e aplicações, usos do inox na indústria sucroalcooleira, produtos em inox duplex para a exploração do petróleo pré-sal e trabalhos focados em segurança e qualidade de vida. Nos processos da Aperam BioEnergia, passaram pelo Cosis trabalhos que visam o baixíssimo impacto ambiental, além de ações sociais na área da educação e de apoio ao desenvolvimento econômico em comunidades onde a Aperam atua.