O Vale do Aço será palco de um grande investimento no setor ferroviário que vai valorizar diretamente a economia de Santana do Paraíso e de todo o Vale do Aço. Trata-se da construção de uma ferrovia que vai ligar a região ao porto de São Mateus, no Espírito Santo. O investimento nessa malha ferroviária foi pauta de um encontro realizado na sede da Fiemg Vale do Aço, do qual participou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, que é presidente da Assembleia Metropolitana do Vale do Aço, a empresa Petrocity Portos S/A. e lideranças políticas e empresariais da região.
O investimento para a construção dessa ferrovia será feito com recursos privados, da ordem R$ 5 bilhões, que serão viabilizados pela Petrocity. A malha terá 420 quilômetros de extensão. Bruno Morato destaca que a Prefeitura de Santana do Paraíso está mobilizada para viabilizar investimentos complementares à ferrovia, visando ao crescimento da economia e à geração de emprego e renda no município e região.
“Essa ferrovia será um importante vetor de desenvolvimento para a nossa região, considerando ainda que essa malha vai se ligar à Ferrovia JK, que vai para Brasília-DF. E nós, em Santana do Paraíso, estamos preparando a cidade para esse tipo de investimento. Vamos fazer a ligação entre a BR-458 e a BR-381. Já contratamos a empresa que fará esse projeto. Na sequência, vamos captar o recurso para abrir a via, que irá se integrar à ferrovia da Petrocity, às ferrovias da Vale, às duas BRs e também ao Aeroporto Regional, o que vai criar um importante polo de atração de indústrias”, afirma Bruno Morato. “Essa logística permitirá a abertura de grandes empresas e a movimentação de recursos financeiros e geração de emprego e renda, o que é muito importante para a região e a nossa população”, acrescenta o prefeito.