Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos quatro primeiros meses de 2021 foram gerados 12.026 novos empregos formais na cidade de Ipatinga. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, são 5.342 empregos a mais, ou seja, um aumento de aproximadamente 80%.
Em relação aos desligamentos, nos quatro primeiros meses de 2021 estes somaram 8.956, frente a 10.378 no mesmo período de 2020, o que representa uma redução de aproximadamente 14%.
Estudo realizado pelo Departamento Modernização e Estatistica, a partir de dados de contratações e desligamentos registrados no Caged, o saldo positivo de novos empregos no primeiro quadrimestre de 2021 é de 3.070. No ano anterior, no mesmo período, houve um saldo negativo de 3.694 vagas.
Comparando esses números com os demais municípios mineiros, Ipatinga é a sexta cidade com o maior saldo de empregos criados, ficando à frente de pólos como Juiz de Fora e Governador Valadares e, também, as vizinhas Timóteo e Coronel Fabriciano, na Região Metropolitana do Vale do Aço.
Isso demonstra um forte dinamismo da economia municipal, que se revigora mesmo em período de pandemia, graças também ao acerto de providências do atual governo relacionadas à saúde pública e ao funcionamento das atividades comerciais. Em quatro meses, Ipatinga já recuperou aproximadamente 50% dos empregos perdidos em todo o ano de 2020.