“Educar para voar” é o tema do Encontro de Educadores 2021, que envolverá cerca de 450 educadores da rede municipal de ensino nos dias 4, 5 e 6 de agosto. Promovido pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o encontro marca o início do segundo semestre letivo, aberto nessa segunda-feira (2) com o retorno às aulas de 6 mil alunos das 18 unidades de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
O vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, destaca a importância de se valorizar esse momento de retomada do ano letivo, “reativando nossas energias para começarmos com pé direito e garantir que nossos alunos e nossas escolas consigam produzir o máximo possível uma educação de qualidade”. Vespa aproveitou para agradecer o trabalho compromissado da equipe pedagógica, das equipes diretivas e dos educadores da rede municipal.
De acordo com a Subsecretária de Educação de Timóteo, Márcia Lessa Nunes, este ano, o Encontro dos Educadores tem foco na motivação profissional. “Desde o ano passado, em função da pandemia, tivemos que nos adaptar a um “novo normal”. A pandemia produziu novos desafios, que nos levaram a mudanças no dia a dia da escola. Vamos refletir sobre as lições dessa superação no processo de ensino-aprendizagem”, argumenta Márcia Lessa, frisando que manter a motivação é fundamental para a realização profissional e o bom desempenho nas salas de aulas.
Com palestra da analista de perfil comportamental formada pela Florida Christian University (FCU) dos Estados Unidos, Ingrid Villela, o encontro será aberto na quarta-feira com a presença de 45 gestores municipais, incluindo diretores e vice-diretores, às 16h, no Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG). Bacharel em Direito e Pós-Graduada em Direito Público, Villela é mestre em PNL (Programação Neurolinguística), e mestre em Coach Integral Sistêmico formada pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS), maior instituição nesta área da América Latina.
Na quinta e sexta-feira, os encontros ocorrerão às 7h30 e 13h30, nas dependências da Faculdade Acesita, no bairro Olaria, divididos por grupos de 100 educadores. Todas as reuniões seguirão os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.