O Projeto Turismo no Vale retomou suas atividades presenciais nesta semana, com o objetivo de discutir o planejamento das atividades para o desenvolvimento do turismo regional para 2022. O encontro de retomada foi realizado na manhã da última quinta-feira (18), no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, e contou com a participação de 44 integrantes do Projeto. A última reunião presencial foi realizada em janeiro de 2020, antes da pandemia.
Criado a partir do Sebrae Minas e Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), o Projeto Turismo no Vale trabalha, desde 2011, com o propósito de capacitar e orientar empreendedores locais para o reconhecimento dos atrativos turísticos da região. E para dar continuidade às ações em 2022, os participantes da reunião de retomada se dividiram em grupos para planejar: os eventos (divulgação/comercialização/consultoria), formas de comunicação, parceiros e novos parceiros e organização e desenvolvimento das atividades. A próxima reunião será no dia 9 de dezembro, para apresentação dos encaminhamentos dessas questões apontadas.
Segundo Cidinha Sampaio, uma das coordenadoras do Projeto Turismo no Vale, a realização de uma nova pesquisa de mercado sobre o turismo regional também está prevista para o ano que vem. “Em 2012, uma minuciosa pesquisa indicou a visão dos entrevistados sobre o turismo. No próximo ano, a pesquisa irá para atualizar o diagnóstico turístico da região, nos apontando ações sobre como podemos direcionar os projetos para os anos seguintes”, detalhou Cidinha.
Durante a reunião, o presidente do CTMAM, Hélio Anício, enfatizou o apoio incondicional da Instancia de Governança Regional aos projetos de 2022. “Estamos juntos na retomada do turismo, visando promover iniciativas que impulsionem o turismo regional. Para fortalecer tais iniciativas, as instituições inseridas no projeto têm papel fundamental na realização de cada atividade discutida na reunião. Tal envolvimento beneficiará toda cadeia do turismo. Nosso principal objetivo enquanto IGR”, reforçou Hélio.
PROJETO TURISMO NO VALE
Embasado no lema “o Vale além do aço”, o Projeto Turismo no Vale prossegue com as tarefas de manutenção do grupo e adesão de novos empreendedores, bem como de sua operacionalização. Com ações desde 2011, quando foi lançado, o projeto implementou importantes iniciativas para o desenvolvimento do turismo regional, como: a criação da marca Vale do Aço – Destino Turístico, o lançamento do site para consolidar a marca, realização de Seminários de Capacitação para Observação de Aves e de três edições da Feira de Turismo do Vale do Aço, entre outras.