Supermercados e lojas do setor alimentício estarão de portas abertas na próxima terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. Em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, por força de Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), as empresas do segmento ganharam autorização para funcionar, utilizando a mão de obra de seus empregados, das 8h às 13h.
Nos próximos feriados de 2 e 15 de novembro, Finados e Proclamação da República, respectivamente, também há autorização para que supermercados, casas de carne, açougues, mercearias, varejões, hortifrútis e peixarias, estejam de portas abertas.
“A lei federal 11.603/2007 dispõe que é permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal. Conquistamos para supermercadistas o direito de funcionar com seus colaboradores no próximo dia 12, uma reivindicação constante da categoria”, comemora José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
OUTROS SETORES
De acordo com a entidade patronal, há tratativas em andamento com os sindicatos que representam os empregados para que não só o setor alimentício abra as portas em feriados, mas todo o comércio. “Seria interessante para empresários e trabalhadores, pois as lojas conseguiriam aumentar um pouco o faturamento e os empregados ganhariam um dinheiro a mais, ou mesmo folgariam posteriormente”, explica Facundes.
Em 2021, já é o quinto feriado em que empresas de gênero alimentício têm permissão para funcionar, por força de Convenção Coletiva de Trabalho.