O município de Ipatinga recebeu nesta segunda-feira (1º) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. O Governo do Estado enviou para a região do Vale do Aço 6.100 doses. Desse total, foram disponibilizadas para Ipatinga 2.172, sendo 1.560 da Oxford e 612 da Coronavac. Ipatinga recebeu ainda outras 4.614 doses para atender aqueles que já receberam a primeira imunização.
O município está finalizando nesta semana a imunização, com a primeira dose, das pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em entidades de atendimento a idosos, assim como dos cuidadores que trabalham nestas instituições de longa permanência.
O destino da nova remessa de vacinas é aquele orientado por informe técnico do Ministério da Saúde. Continuarão sendo imunizados trabalhadores da área de saúde que atuam no combate ao vírus em sua rotina diária. Após a etapa de imunização deste primeiro público, e com a chegada de novas remessas ao município, o grupo seguinte serão os idosos.
SEGUNDA DOSE
O secretário de Saúde do município, Juliano Nogueira, observa que como a quantidade das vacinas que estão chegando ao município ainda é insuficiente para garantir a imunização de toda a população, há todo um empenho em adotar medidas rigorosas para garantir o controle e a destinação das doses disponibilizadas, por recomendação do prefeito Gustavo Nunes.
“Vamos iniciar a segunda fase de imunização, ou seja, a aplicação da segunda dose, que garante a eficácia da vacina e que ocorre no intervalo de mais ou menos 15 dias após a primeira dose. Precisamos ser ainda mais criteriosos nesse momento, e evitar que ocorra fraude ou ‘fura-fila’. Estamos tomando medidas enérgicas para garantir o cumprimento da sequência prioritária de vacinas”, disse o secretário municipal de Saúde.
Um dos procedimentos adotados para garantir um controle mais rigoroso das doses aplicadas no município é manter uma lista atualizada de todas as pessoas que receberam a vacina em Ipatinga, contendo as seguintes informações: dados do vacinado (CPF, nome completo, sexo, data de nascimento e nome da mãe); grupo prioritário; nome da vacina; tipo de dose aplicada, data da vacinação; número do lote da vacina; nome do fabricante; CPF do vacinador, e Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) do serviço de vacinação.
BALANÇO
Conforme balanço da Secretaria de Saúde, até o momento já foram vacinadas 3.053 pessoas contra a Covid-19, no município, entre profissionais que trabalham na linha de frente do combate à doença e idosos e cuidadores de instituições de longa permanência.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
O Ministério da Saúde publicou no dia 22 de janeiro um novo Plano Nacional de Vacinação, adicionando outras categorias ao público prioritário definido inicialmente para tomar a vacina.
A nova versão do plano inclui caminhoneiros e trabalhadores dos transportes aéreo, marítimo e terrestre. E a sequência de imunização da população prioritária será seguida em Ipatinga à medida que as vacinas forem encaminhadas por meio da Superintendência Regional de Saúde.
Confira a relação dos grupos prioritários:
Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições;
Pessoas com deficiência vivendo em instituições;
Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
Trabalhadores de Saúde;
Pessoas de 80 anos ou mais;
Pessoas de 75 a 79 anos;
Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas;
Povos e comunidades tradicionais Quilombolas;
Pessoas de 70 a 74 anos;
Pessoas de 65 a 69 anos;
Pessoas de 60 a 64 anos;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com Deficiências Permanentes Graves;
Pessoas em situação de rua;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema carcerário;
Trabalhadores de educação do ensino básico;
Trabalhadores de educação do ensino superior;
Forças de segurança e salvamento;
Forças Armadas;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;
Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
Trabalhadores de transporte aéreo;
Trabalhadores de transporte de aquaviário;
Caminhoneiros;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores industriais.