Aos 11 anos de idade, Misael Kalebe, estudante do 6 º ano do Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral (UCEPAI), em Ipatinga, desenvolveu um perfil no Instagram para o mercado da família, localizado no bairro Forquilha. O garoto podia não entender totalmente sobre como garantir a presença on-line, mas, incentivado pelas aulas de empreendedorismo, investiu na estratégia do marketing digital para melhorar as vendas do negócio dos pais. “Eu faço as publicações todos os dias, e sempre busco aprender coisas novas para atrair mais seguidores para a página”, diz o estudante.
Este é um dos diversos projetos que serão apresentados para a comunidade neste sábado (22), durante um dos maiores eventos de educação empreendedora do estado: a Feira Empreendedores do Futuro. O evento, promovido pelo Sebrae Minas e Prefeitura de Ipatinga, via Secretaria Municipal de Educação, será realizado das 9h às 16h, no estacionamento do estádio Ipatingão. Ao todo, serão 53 estandes onde estarão expostos os projetos desenvolvidos pelos professores e estudantes da rede municipal, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), do Sebrae.
Outro projeto que também poderá ser visto na Feira é o “Trem Gostoso”, desenvolvido com estudantes do ensino infantil do CMEI Mãe Dolores, localizado no Centro de Ipatinga. Para estimular a alimentação saudável entre os pequenos, os professores e alunos de séries mais avançadas construíram uma horta na escola. O processo tem atividades desde o plantio até a mesa, passando pela colheita e a preparação dos alimentos, momento em que os estudantes se transformam em minichefs. “O projeto envolveu toda a comunidade escolar e mostrou para os estudantes que empreender vai além de ter lucro. Eles tiveram noções de autonomia, de criação e trabalho em grupo”, destaca a professora Elisângela Lizardo.
Os visitantes da Feira Empreendedores do Futuro também vão poder conhecer o aplicativo UCGUIA, desenvolvido por estudantes do UCEPAI para ser um guia de serviços, conectando diversos prestadores de serviços e pequenos negócios do bairro Forquilha a potenciais clientes. E, para a apresentação na Feira, os estudantes desenvolveram uma página no Instagram com a divulgação de serviços e produtos do bairro. “Além de colaborar com a visibilidade dos negócios da comunidade e estimular as vendas, é uma iniciativa que desperta o potencial empreendedor entre eles de maneira prática. São atitudes que os motivam em fazer a diferença e acreditar que são capazes de construir a sua própria história”, relata a professora da unidade, Viviane Gama.
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM IPATINGA
O PNEE foi implementado na rede municipal de ensino de Ipatinga por meio da Lei da Educação Empreendedora (Lei nº 4.312, de 26 de janeiro de 2022). O objetivo é capacitar os educadores para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, inserindo o tema empreendedorismo de forma transversal com aplicação junto às disciplinas existentes na base do Ensino Fundamental e como grade curricular na Educação Integral.
De janeiro a setembro deste ano, foram capacitados 17.544 professores e 54.474 estudantes em todo o estado de Minas Gerais. A regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas registra o maior número de professores capacitados: 3.737. Além disso, são 20 mil alunos impactados e 50 unidades da rede municipal de educação parceiras do programa.
Serviço:
Feira Empreendedores do Futuro
Data: 22 de outubro (sábado)
Horário: 9h às 16h
Local: Estacionamento do estádio Ipatingão
Entrada gratuita