Uma maratona de 8 horas de qualificações marcou o retorno às aulas em Coronel Fabriciano para o 2º semestre do ano letivo. Nessa segunda-feira (1º), professores, monitores e outros servidores das escolas foram divididos em grupos e acomodados em 4 lugares diferentes para uma série de palestras organizadas pela Secretaria de Governança Educacional com o apoio do Sistema Aprende Brasil, rede educacional que participa do modelo de educação do município.
Nesta terça-feira (2), os mais de 8 mil alunos da rede municipal retornam às salas de aula. O objetivo das qualificações, segundo a secretaria, foi preparar os servidores para a conclusão do ano letivo, alinhar conhecimentos e táticas de ensino e promover melhor capacitação em áreas específicas, como saúde e bem estar dos alunos.
PRIMEIROS SOCORROS
Uma das palestras ofertadas aos monitores de creches, diretores e educadores, foi a de primeiros socorros com o apoio do Corpo de Bombeiros. O secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra esclarece a intenção da secretaria com a iniciativa.
“Esse treinamento visa garantir que nossos profissionais estejam preparados para atuar em situações de emergência. Eles precisam ter segurança para o socorro a um bebê ou uma criança mais nova. Isso é essencial no nosso dia-a-dia”.
PARCERIA COM A UPA 24H
Engasgos e crises convulsivas (como epilepsia), também são comuns em crianças pequenas. À pedido dos diretores e pedagogos, a secretaria promoveu também uma capacitação para atendimento a bebês e crianças pequenas com quadros convulsivos ou engasgos. A Unidade de Pronto Atendimento, Dr. Walter Winter Maia, auxiliou no treinamento com uma equipe de enfermagem conduzindo a qualificação.