Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Ipatinga realiza Dia D contra Hepatites Virais

Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias (CCDIP) irá oferecer testes rápidos aos interessados.

Cid Miranda por Cid Miranda
25 de julho de 2022
em Saúde
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Ipatinga realiza Dia D contra Hepatites Virais

As Hepatites B e C podem se tornar crônicas, causando cirrose e câncer hepático

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A Secretaria Municipal de Saúde, de Ipatinga, está preparando uma ação especial nas Unidades Básicas de Saúde, visando celebrar  o “Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais”, 28 de julho, próxima quinta-feira.

As atividades do Dia D contra as Hepatites Virais serão promovidas pelo Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias (CCDIP), que ofertará testagem a todos os interessados. Para participar basta comparecer na unidade localizada na avenida Zita de Oliveira n° 555, antigo Restaurante Popular, munido de documentos pessoais. O atendimento será de 7h30 às 17h, por ordem de chegada, sendo os resultados dos testes disponibilizados na hora.


Haverá ainda, no mesmo dia, atendimento médico para os casos positivos, além de orientações feitas por profissionais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

DIA D

O dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e faz parte do Julho Amarelo. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2010, para alertar sobre a importância da prevenção e controle dessas doenças.

O Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais (conforme a Lei federal nº 13.802, de 10 de janeiro de 2019).

IMPORTÂNCIA DA VACINA

A SMS reforça que a vacina para a Hepatite B está disponível rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde do município. A vacina é altamente protetiva, desde que as três doses recomendadas sejam administradas. Ela foi incluída no Calendário Vacinal das Crianças em 1998 e, desde 2015, está disponível para todas as idades. Contudo, no acumulado de coberturada vacina Hepatite B, entre 1994 e 2019, cerca de 68% das pessoas acima dos 30 anos de idade não estão vacinadas contra a Hepatite B no Brasil.

É importante ressaltar que para a Hepatite C não existe vacina, e a vacina de Hepatite A não está disponibilizada na rotina do calendário vacinal adulto do SUS. Então, as medidas de proteção para essas doenças devem ser mantidas, independente da vacinação HBV (vírus de Hepatite B).

“É muito importante realizar um diagnóstico precoce para avaliar a presença da doença hepática e assim obter o melhor tratamento. Quanto antes o vírus for detectado e tratado, maiores são as chances de recuperação, pois hepatite tem cura”, explica Mônica Lacerda Cevidanes, diretora do Departamento de Atenção Especializada.

SOBRE A HEPATITE

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A hepatite é um grave problema de saúde pública no País e no mundo. Trata-se de uma inflamação no fígado e pode ser causada por um vírus, abuso de álcool, drogas e uso de alguns medicamentos, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As Hepatites B e C podem se tornar crônicas, causando cirrose e câncer hepático. Além disso, podem também causar comprometimento renal, cutâneo, hematológicos e auto-imunes.

Só a hepatite B é responsável por aproximadamente 780.000 óbitos ao ano no mundo.

Existem, ainda, os vírus D e E, este último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite e manter as vacinas para hepatite A e B em dia.

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

Transmissão – A transmissão pode se dar através de sangue contaminado; da mãe infectada para o filho durante a gestação ou parto; ao compartilhar materiais como seringa, agulhas, objetos de higiene pessoal, lâminas de barbear e depilar, escovas de dentes, alicate de unhas e outros objetos que furam ou cortam ou utilizados na confecção de tatuagens e colocação de piercing; através de relações sexuais desprotegidas com pessoa contaminada e também através de cirurgias de Hemotransfusão.

Sintomas – Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos. Geralmente, quando os sintomas aparecem a doença já está em estágio mais avançado. E os mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura (cor de café), icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).

ESTATÍSTICAS

De acordo com dados da Organizacao Pan-Americana de Saúde, estima-se que apenas cerca de 18% das pessoas que vivem com hepatite B foram diagnosticadas e, dessas, apenas 3% estão recebendo o tratamento. Apenas cerca de 22% das pessoas cronicamente infectadas por hepatite C foram diagnosticadas, e apenas 18% delas estão recebendo o tratamento.

PREVENÇÃO

“Uma das dicas mais importantes para se prevenir das Hepatites B/C são: completar o ciclo vacinal de 3 doses contra Hepatite B; usar preservativos durante as relações sexuais; não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. Estes são alguns exemplos dos cuidados a serem tomados para prevenir o contágio”, é que explica a médica infectologista, Tamara Silveira Machado.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta: caso sejam identificados sintomas, as pessoas devem procurar imediatamente auxílio médico. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior as chances de cura.

Tag: Dia D contra as Hepatites ViraisHepatites ViraisJulho Amarelovacinação HBV
Postagem anterior

UTI pediátrica começa a funcionar no Hospital Vital Brazil, em Timóteo

Próxima postagem

Caixa oferece crédito para micro e pequenas empresas pelo Pronampe

Leia também

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Saúde

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

16 de maio de 2025
Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata
Saúde

Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata

16 de maio de 2025
HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde
Saúde

HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde

15 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Workshop em Ipatinga capacita jornalistas do Vale do Aço para o marketing digital

    Workshop em Ipatinga capacita jornalistas do Vale do Aço para o marketing digital

    19 de maio de 2025
  • Padre viraliza na web ao recusar batismo para bonecas reborn

    Padre viraliza na web ao recusar batismo para bonecas reborn

    19 de maio de 2025
  • Em encontro histórico, Papa prega diálogo entre religiões

    Em encontro histórico, Papa prega diálogo entre religiões

    19 de maio de 2025
  • Banco Central vai manter juros altos até inflação ceder, diz Galípolo

    Banco Central vai manter juros altos até inflação ceder, diz Galípolo

    19 de maio de 2025
  • Janja defende fala a Xi Jinping sobre controle do TikTok

    Janja defende fala a Xi Jinping sobre controle do TikTok

    19 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?