Em mais uma ação pautada pela conexão entre a arte e a educação, o Instituto Usiminas lançou neste semestre o Programa Escola Parceira. Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa chegou, em versão piloto, à Escola Municipal Everson Magalhães Lage, em Ipatinga, na última semana, e permanece até outubro deste ano com uma programação destinada a professores e alunos repleta de oficinas, espetáculos e concurso de produção de texto e imagens.
A abertura contou com cerca de 20 professores da rede municipal de ensino participando do workshop “Sonhar, Escrever, Hastear”, ministrado pelo professor e autor Francisco Mallmann. Foi um encontro voltado para os entendimentos da escrita e da partilha, por meio do mapeamento dos desejos e projetos dos educadores sobre o que é “Cultura de Paz” no contexto escolar. Estandartes memoráveis foram criados para ficarem expostos nas escolas.
Diversidade foi a palavra escolhida pela professora Marineide Viana Bicalho para marcar o seu estandarte. Segundo ela, o termo traduz um sentimento de busca por inclusão. “A intolerância tem sido cada vez mais presente na sociedade, o que tem refletido em nossas crianças. É importante ensiná-las sobre diversidade. Somos iguais e diferentes, e temos que respeitar a diferença do outro. Esse programa vem para nos ajudar nessa missão e em muitas outras, agregando valores. Formamos cidadãos e essa é uma oportunidade única para tornar as comunidades mais inclusivas, culturais e intelectuais”, pontua.
Como parte das atividades do Programa Escola Parceira, também foi lançado o “Palavra Ilustrada”, concurso de linguagens que envolve produção de texto e imagem: pintura, colagem ou desenho com o tema “Somos diferentes e é isso que colore o mundo”. Os cinco trabalhos que se destacarem em suas categorias serão premiados.
O PROGRAMA
Toda a programação foi construída pelo Instituto Usiminas em alinhamento direto com as demandas pedagógicas e observações tanto da Secretaria de Educação, quanto da Escola Parceira. Inclusive, a seleção da escola contemplada se deu por meio do diálogo com a pasta que levou em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
Além de apresentações artísticas com recursos que garantem a acessibilidade, os estudantes participarão das oficinas de Corpo e Expressão, ministradas pela Coletivo Aberto de Teatro. Todas as ações acontecem no ambiente escolar e as atividades de arte-educação são realizadas por agentes culturais contratados, sob curadoria e supervisão do Instituto Usiminas, até outubro.
O Programa Escola Parceira marca os 30 anos de atuação do Instituto Usiminas e os 20 anos da sua área de Ação Educativa que, desde a sua fundação, promove formação permanente e gratuita para estudantes, professores, instituições e comunidade em geral, já tendo beneficiado, de forma direta, mais de 1,5 milhão de pessoas. Também, impulsiona ações em direção às escolas e aos jovens.
“Queremos contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, apoiar os professores e fortalecer o ambiente escolar. O estímulo às artes contribui de forma significativa para a educação, ampliando repertórios e tratando temas diversificados com ludicidade e efetividade. É por isso que essa parceira nos enche os olhos. Acreditamos que esse programa nos ajuda a fortalecer os laços com a rede pública de ensino e com toda a comunidade, ao mesmo tempo em que reafirmam a principal vocação do Instituto Usiminas: a formação ampla do ser humano”, frisa Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.