Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Copasa busca equidade de gênero em cargos de liderança

Meta foi assumida pela Companhia junto à ONU; série de ações visa garantir igualdade de oportunidades dentro da empresa.

Cid Miranda por Cid Miranda
6 de março de 2023
em Gerais
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Copasa busca equidade de gênero em cargos de liderança

Márcia Fragoso, diretora de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Até 2025, a Copasa pretende elevar para 37% o percentual de mulheres em cargos de liderança. A meta faz parte do compromisso da Companhia com o Movimento Elas Lideram 2030, uma iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres que tem como objetivo a promoção de paridade de gênero na alta liderança das empresas. Para 2030, todas as empresas que fazem parte da iniciativa da ONU devem chegar a 50% de mulheres em cargos estratégicos.

Os números da Copasa vêm evoluindo nos últimos anos. Em 2017, as mulheres representavam 26% dos cargos de liderança, agora são 33%. “Pesquisas realizadas no Brasil apontam que mulheres são minoria em representatividade na gestão de empresas, apesar das mesmas pesquisas apontarem para a relação entre diversidade de gênero em cargos de liderança e maior rentabilidade”, afirma Luciana Barbosa, gerente da Unidade de Responsabilidade Social (RESO).


“Temos muitos desafios e precisamos fortalecer a integração desta pauta à nossa rotina organizacional, mas estamos no caminho certo. A Copasa apresenta um número reduzido de mulheres no quadro funcional – característico do setor de saneamento – no entanto, observa-se um percentual diferenciado de mulheres em cargos de liderança, quando comparado à realidade do setor. Ao criar um ambiente mais inclusivo, que estimula a diversidade de gênero, e proporciona às mulheres alcançarem posições de liderança, a Companhia pode incentivar mulheres a conquistarem espaço nesse ambiente majoritariamente masculino”, complementa.

A Copasa incluiu na sua Declaração Estratégica a promoção da inclusão e da diversidade e vem desenvolvendo uma série de ações com esse objetivo. Uma delas é o Mentoria Feminina, lançado em 2021. O programa está em sua segunda edição e tem o objetivo de encorajar e preparar mulheres para que possam construir suas trajetórias profissionais e evoluir em suas carreiras, contribuindo para a equidade de gênero em posições estratégicas da Companhia. A diretora de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa, Márcia Fragoso, é a sponsor do programa, exercendo um importante papel de influência para mentoras e mentoradas.

MENTORIA FEMININA

Na Mentoria, uma empregada com mais experiência e mais vivência – a mentora – fornece orientação profissional para que outra empregada – a mentorada – possa desenvolver suas habilidades. Durante a realização do programa, são realizados workshops e encontros entre as duplas com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências entre elas. Assim, a Mentoria cria uma rede em que elas podem apoiar umas às outras. Além disso, as mentoradas desenvolvem, em parceria com as mentoras, um plano de desenvolvimento individual para a carreira.

“O Programa de Mentoria Feminina tem como foco o desenvolvimento de competências comportamentais, proporcionando às participantes ampliar o olhar para suas potencialidades e realizar o planejamento da própria carreira”, destaca Amanda Louback, gerente da Unidade de Serviço de Educação Corporativa. O programa já tem gerado resultados. Um ano após a realização da primeira edição já ocorreram dez movimentações na carreira das mentoradas.

Cristiane Carneiro, superintendente da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), é mentora do programa desde a primeira edição. Ela entrou na Copasa, por concurso, em 2008. Em 2015, assumiu um cargo de gerência e, em 2019, tornou-se superintendente. Na avaliação dela, a participação na Mentoria está sendo gratificante. “Estamos em pleno século XXI, mas as diferenças de gênero ainda existem. Nós, mulheres, temos que nos provar a cada dia. E o programa de Mentoria Feminina veio para quebrar paradigmas e mostrar que as profissionais podem, devem e têm capacidade de exercer a posição que cada uma de nós quiser, independentemente se for cargo de liderança, cargos administrativos ou operacionais”.

OUTRAS AÇÕES

A Copasa desenvolve outras ações que têm como objetivo a promoção da igualdade de gênero dentro da empresa. A Companhia é participante do Programa Empresa Cidadã, que contempla o prolongamento dos tempos já estabelecidos para licença maternidade – de 120 para 180 dias – e paternidade – de 5 para 20 dias.

Também como forma de estimular diversidade e a inclusão, os processos seletivos internos, assim como os incentivos para participação em cursos de pós-graduação e cursos técnicos, têm como critério de desempate os recortes de gênero e raça. O tema também vem sendo discutido nos programas da Companhia que são voltados para o desenvolvimento de lideranças.

Ainda, empresas contratadas pela Copasa para a realização de ações de mobilização social são orientadas a priorizar a contratação de mulheres pertencentes às comunidades nas quais estão sendo desenvolvidos os trabalhos. Em 2022, foram 65 mulheres contratadas e um incremento superior a R$ 140 mil na renda familiar dessas mulheres.

O DESAFIO DE SER MULHER E LÍDER

A Unidade de Negócios Oeste, dirigida por Cristiane Carneiro, é sediada em Patos de Minas. Cristiane tem a missão de chefiar a operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 58 cidades de Minas, levando os serviços da empresa para uma população de cerca de 1,4 milhão de moradores. A maioria dos empregados da Unidade é do sexo masculino: são 618 homens e apenas 43 mulheres.

“Os desafios fizeram e fazem parte da minha trajetória profissional! O fato de ser mulher em uma empresa que predomina a força de trabalho masculina me demandou desenvolver competências e habilidades para enfrentar as dificuldades e, em alguns casos, preconceitos”, conta Cristiane.

Ela cita ainda como desafio a conciliação entre as demandas profissionais e o papel de mãe e esposa. “Acredito que gerencio bem o meu tempo. Mantenho meu foco nas minhas responsabilidades profissionais, e me organizo para ter tempo de qualidade com a minha família”.

Tag: cargos de liderançaCopasamulheresPacto Global
Postagem anterior

Minas tem mais de 10,2 mil vagas de emprego disponíveis no Sine

Próxima postagem

Transplante de córnea é o segundo tipo mais aguardado por pacientes no país

Leia também

Primeiro sorteio da campanha Amor Premiado é realizado na sede da Aciapi-CDL
Gerais

Primeiro sorteio da campanha Amor Premiado é realizado na sede da Aciapi-CDL

16 de maio de 2025
“Bola de fogo” vista no céu do Vale do Aço pode ser destroços da SpaceX
Gerais

“Bola de fogo” vista no céu do Vale do Aço pode ser destroços da SpaceX

15 de maio de 2025
Articulação busca recursos para obras dos lotes 8A e 8B na BR-381
Gerais

Articulação busca recursos para obras dos lotes 8A e 8B na BR-381

15 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?