Um meteoro cruzou o céu da cidade de Tarrafas, localizada no interior do Estado do Ceará, provocando um enorme clarão, o que deixou testemunhas impressionadas, que disseram parecer dia, de tão intenso. Municípios de outros estados, como Pernambuco e Paraíba, também registraram a passagem do fenômeno.
Imagens de câmeras de segurança flagraram o registro. O evento foi rápido e o meteoro foi classificado como esporádico, por estar em classificação externa ao modelo do que tem ligação com chuva de meteoros.
“Foi um evento muito rápido, um meteoro explosivo que ascendeu o céu. Foi um meteoro classificado como esporádico, pois ele não está associado a uma chuva de meteoros, por exemplo. Os meteoros são aleatórios, nós não temos como detectar. E dele tivemos bons registros”, explicou Lauriston Trindade, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), ao G1.
Com a explosão, o fenômeno se fragmentou totalmente. No entanto, a trajetória e a velocidade do meteoro não foram divulgadas publicamente.