Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo

África começa a se dividir e cientistas descobrem formação de novo oceano

Rachadura cobre uma área de mais de 30 milhões de quilômetros quadrados.

Cid Miranda por Cid Miranda
13 de março de 2023
em Mundo
Tempo de Leitura: 1 min lido
A A
0
África começa a se dividir e cientistas descobrem formação de novo oceano

Imagem ilustrativa da separação na África (Reprodução/YouTube/Africa Infohub)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Cientistas descobriram a formação de um novo oceano na África, à medida que o continente começa a se dividir, segundo um estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters, informou o jornal European Times. As informações são do portal da Revista Oeste.

Segundo o trabalho, a rachadura que iniciou a divisão está nas bordas de três placas tectônicas, que se afastam, gradualmente, umas das outras. Se a separação de terra continuar, países sem acesso ao mar, como Zâmbia e Uganda, podem ter seus próprios litorais.


SOBRE A RACHADURA

De acordo com o estudo, a rachadura percorre cerca de 60 quilômetros, cobre uma área de mais de 30 milhões de quilômetros quadrado e surgiu nos desertos da Etiópia, em 2005. Os geólogos observaram que esse fenômeno pode “dar espaço” a um imenso corpo de água inédito daqui a milhões de anos.

Segundo o estudante de doutorado Christopher Moore, na Universidade de Leeds, em entrevista à agência de notícias NBC News, “este é o único lugar na Terra onde você pode estudar como uma fenda continental se torna uma fenda oceânica”.

Os pesquisadores utilizaram dados sísmicos da formação da fenda para demonstrar que ela é impulsionada por processos semelhantes aos do fundo do oceano. As placas tectônicas da África e da Arábia colidem no deserto e se separam gradualmente há aproximadamente 30 milhões de anos.

Tag: ÁfricaGeophysical Research Lettersnovo oceanoplacas tectônicas
Postagem anterior

EBC e Janja são processadas por ”uso indevido de recursos públicos”

Próxima postagem

Estado lança painel interativo de monitoramento de dengue, chikungunya e zika

Leia também

Nova porta-voz da Casa Branca deixa o cargo
Mundo

Nova porta-voz da Casa Branca deixa o cargo

16 de outubro de 2026
Serviço secreto de Israel ajudou PF em operação contra o Hezbollah no Brasil
Mundo

Netanyahu prevê ida à posse de Flávio Bolsonaro

15 de outubro de 2026
Estudante iraniana é condenada à morte por postagens online
Mundo

Estudante iraniana é condenada à morte por postagens online

15 de outubro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Médicos da FSFX compartilham legado de dedicação e humanização na saúde

    Médicos da FSFX compartilham legado de dedicação e humanização na saúde

    16 de outubro de 2026
  • 6×1: Voto não tem preço, tem consequências

    6×1: Voto não tem preço, tem consequências

    16 de outubro de 2026
  • Nova porta-voz da Casa Branca deixa o cargo

    Nova porta-voz da Casa Branca deixa o cargo

    16 de outubro de 2026
  • Viçosa sedia ordenação diaconal inédita de Rito Maronita

    Viçosa sedia ordenação diaconal inédita de Rito Maronita

    16 de outubro de 2026
  • Presidente da Abrasel critica aprovação do fim da escala 6×1

    Presidente da Abrasel critica aprovação do fim da escala 6×1

    16 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?