Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo

China enfrenta navio de guerra americano no Pacífico

O incidente ocorreu perto das ilhas Paracel, no mar do Sul da China

Cid Miranda por Cid Miranda
23 de março de 2023
em Mundo
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
China enfrenta navio de guerra americano no Pacífico

Navio americano (Foto: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Em mais um episódio de atrito entre as potências antagonistas da Guerra Fria 2.0, a China afirmou nesta quinta-feira (23) ter afastado um destróier americano de águas que considera territoriais.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o incidente ocorreu perto das ilhas Paracel, no mar do Sul da China, um dos pontos de maior tensão entre a ditadura comunista e seus vizinhos, no Pacífico Ocidental. Pequim considera cerca de 85% da região sua e militarizou diversas ilhotas, recifes e atóis a partir de 2014 para asseverar tal controle.


Segundo o Comando do Teatro Meridional das Forças Armadas chinesas, o navio de guerra USS Milius invadiu suas águas em torno das ilhas e foi afastado, embora não tenham sido dados detalhes de como isso teria ocorrido.

A 7ª Frota da Marinha dos EUA, responsável pelo navio, disse que não houve nem intrusão, nem expulsão. Sobre o primeiro ponto, repetiu em comunicado o argumento usual dos americanos na região. “Os EUA vão continuar a voar, navegar e operar em qualquer lugar permitido pela lei internacional”, disse a nota.

O USS Milius é 1 dos 70 destróieres da classe Arleigh Burke, o cavalo de força da Marinha americana, capaz de disparar mísseis de cruzeiro e de defesa antiaérea. A China opera 42 navios semelhantes, com graus diferentes de sofisticação.

O episódio ocorre um dia depois de o líder chinês, Xi Jinping, ter encerrado uma visita de três dias a Vladimir Putin, o presidente russo que invadiu a Ucrânia em 2022. O alinhamento entre Moscou e Pequim no contexto da Guerra Fria 2.0 entre chineses e americanos foi selado 20 dias antes da guerra, em fevereiro do ano passado, e reafirmado agora.

Os EUA e a Ucrânia consideram, assim, a China parcial em sua tentativa de mediar o conflito. Nesta quinta, contudo, o premiê espanhol Pedro Sanchéz aceitou um convite de Xi para visitá-lo na semana que vem, após a viagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pequim. A chancelaria disse que eles discutirão a proposta de paz chinesa —o país europeu é integrante da Otan, o clube militar liderado por Washington.

A visita de Xi ocorreu logo depois de o Tribunal Penal Internacional emitir uma ordem de prisão contra Putin por crimes de guerra. Nem Rússia, nem China, EUA ou Ucrânia reconhecem a corte, mas o mal-estar prossegue.

Nesta quinta, o ex-presidente Dmitri Medvedev disse que uma eventual prisão de Putin equivaleria a uma declaração de guerra, dando como exemplo “usar todos nosso mísseis contra o Bundestag”, o Parlamento alemão, se hipoteticamente Berlim cumprisse a ordem. Porta-voz da linha-dura radical do governo, Medvedev já havia ameaçado bombardear o tribunal em Haia (Holanda).

O incidente vem na esteira de uma série de altercações entre as potências em suas fronteiras de contato. No começo do ano, houve a crise dos óvnis, quando os EUA derrubaram um balão chinês sobre seu território acusando Pequim de espionagem.

Depois, um caça russo derrubou um drone americano durante o que pareceu uma abordagem agressiva no mar Negro, perto da Ucrânia, e outra aeronave de Moscou interceptou bombardeiros com capacidade nuclear B-52 que rumavam ao espaço aéreo da Rússia. Também nesta semana, o Kremlin respondeu à ida a Kiev de um rival de Xi, o premiê japonês Fumio Kishida, voando seus bombardeiros perto do Japão.

Tudo isso inserido no contexto de tensões cumulativas, não só na Europa, mas na Ásia. Desde que a então presidente da Câmara dos EUA viajou a Taiwan, ilha considerada rebelde por Pequim, a atividade militar chinesa em torno do local disparou. Washington tem reforçado sua presença política com a aliança Quad (com Austrália, Índia e Japão), e firmou um pacto militar novo no Indo-Pacífico com Austrália e Reino Unido.

No domingo, China, Rússia e Irã encerraram seu primeiro exercício naval conjunto no golfo de Omã. Lá estavam presente um destróier de Pequim, uma fragata de Teerã e outra de Moscou, essa a Almirante Gorchkov, a primeira equipada com mísseis hipersônicos no mundo.

O mar do Sul da China sempre foi um dos pontos mais críticos para Pequim porque quase todo seu comércio passa por rotas marítimas na região. Cerca de 80% dos hidrocarbonetos que consome, também. A região está na chamada primeira cadeia de ilhas, o quintal estratégico para a defesa do território chinês.

Seis países disputam a região, rica não só em rotas marítimas, mas também em gás, petróleo e pescado. As Paracel se destacam por lá. São um conjunto de 130 ilhas e recifes disputados por potências diversas desde o século 15 —seu nome vem de uma corruptela espanhola da palavra prazer, usada pelos portugueses em suas visitas ao local.

Estão estrategicamente dentro das águas territoriais tanto da China quanto do Vietnã, que disputa seu controle. Taiwan também o faz, alegando laços históricos. Mas foi Pequim quem militarizou a região e instalou um posto administrativo, virando dona de fato das ilhas.

Os EUA não reconhecem isso, alegando a tal liberdade de navegação. Em 2016, um tribunal ONU julgou um caso específico de um grupo de bancos de areia e rochas próximo de Paracel, Scarborough. Lá, as Filipinas se queixaram da presença chinesa e tiverem ganho de causa, mas Pequim disse que a corte não tinha jurisdição válida para o processo.

Tag: Chinadestróier americanoGuerra Fria 2.0ilhas Paracel
Postagem anterior

Parlamentar transexual recebe prêmio de mulher do ano

Próxima postagem

Comédia e Cine Cultura na agenda cultural da Fundação Aperam Acesita

Leia também

Senado italiano aprova restrições à cidadania para descendentes
Mundo

Senado italiano aprova restrições à cidadania para descendentes

15 de maio de 2025
Argentina adota medidas restritivas para turismo e endurece imigração
Mundo

Argentina adota medidas restritivas para turismo e endurece imigração

14 de maio de 2025
Leão XIV celebra primeira missa como Papa e conclama cardeais à missão da Igreja
Mundo

Leão XIV celebra primeira missa como Papa e conclama cardeais à missão da Igreja

9 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?