Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Outubro Rosa: a prevenção como caminho que salva vidas

Oncologista e coordenador médico da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha fala sobre a importância dos exames preventivos

Cid Miranda por Cid Miranda
2 de outubro de 2023
em Saúde
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Outubro Rosa: a prevenção como caminho que salva vidas

Luciano de Souza Viana, oncologista e coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O mês de outubro é marcado por um movimento global, o Outubro Rosa, que abraça uma causa elementar para a saúde da mulher: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ainda que seja uma questão divulgada e debatida mundialmente, enquanto saúde pública, o número de mulheres diagnosticadas com a doença em todo o mundo é crescente. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a patologia é a que apresenta maior incidência entre as mulheres, com estimativa de 74 mil novos casos até 2025. Apesar da gravidade e da incidência da doença, o diagnóstico precoce é o grande aliado da mulher.

“Se diagnosticado precocemente, em estágios iniciais, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura. Por isso é tão importante realizar a mamografia, principal exame de rastreamento da doença”, afirma Luciano de Souza Viana, oncologista clínico e coordenador médico da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha.


Foi praticando o autocuidado que a assistente social, Alessandra Faria Soares Assis, 39 anos, chegou a um diagnóstico precoce da doença. Após fazer o autoexame e perceber uma anormalidade, ela procurou um mastologista e foi direcionada a uma análise de biópsia, que constatou resultado positivo para malignidade. Após o diagnóstico, Alessandra iniciou o tratamento especializado na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. A cirurgia para a retirada dos nódulos e linfonodos ocorreu vinte e cinco dias após o início do tratamento.

“É importante que todas as mulheres se toquem e procurem o acompanhamento médico periódico para prevenção. Mulheres, não tenham medo das descobertas. Se o diagnóstico acontecer, lutem pela sua vida. É possível vencer a batalha. Quem procura, acha cura!”, celebra Alessandra.

A assistente social é moradora da cidade de Ipatinga, que é uma das cidades da região Leste Minas Gerais atendidas pela Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, que é referência no tratamento a pacientes com câncer de mama, entre outros tipos da doença. A estatística de casos de mulheres assistidas na unidade com a neoplasia também chama atenção. Em 2022, 302 mulheres com câncer de mama iniciaram tratamento na Instituição, índice que representa um aumento de 16% no número de casos, quando comparado ao ano anterior, 2021, com 260 pacientes. A análise considera, ainda, que o público feminino com a doença é maior nas faixas-etárias entre 41 e 50 anos, e 51 e 60 anos, sendo a maior concentração de casos registrados nas cidades de Ipatinga e Coronel Fabriciano.

Segundo o oncologista, o Inca apontou uma redução significativa na procura pela mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS). “A pandemia mudou a rotina das pessoas e mesmo com a mudança do cenário epidemiológico, as mulheres se afastaram do serviço de saúde, desde a saúde básica até as mais especializadas”, ressalta o especialista.

A recomendação atual do Ministério da Saúde é que mulheres sem sintomas ou sinais de doença, com idade entre 50 e 69 anos, façam mamografia a cada dois anos. “Dados do Inca e da Sociedade Brasileira de Mastologia mostram que apenas 24,1% das mulheres realizam o rastreamento de forma regular. Esse percentual indica que as mulheres têm buscado o consultório médico a partir de algum sintoma incomum. Se ela é parte do grupo que exige cuidados e atenção, mesmo que ela não apresente sintomas, é necessário que ela faça o acompanhamento anual, junto ao mastologista”, enfatiza Luciano de Souza Viana.

É importante o alerta da prevenção independente da idade. Os dados apontam, ainda, que 25% das pacientes com diagnóstico de câncer de mama têm idade entre 40 e 50 anos e, nos últimos dois anos, observa-se um aumento da ocorrência da doença em mulheres ainda mais jovens. O índice de casos de câncer de mama com mulheres com menos de 35 anos aumentou de 2% para 5% nos últimos anos. Segundo o especialista, a mudança pode ter relação com o estilo de vida das pessoas, com o menor número de filhos ou pela opção de não gestar e a gestação mais tardia (após os 30 anos de idade). Para a prevenção da doença, é importante evitar o sedentarismo, a ingestão de bebidas alcoólicas e manter uma alimentação adequada, além de manter uma rotina de vida saudável. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

TRATAMENTO NO HMC

A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha (HMC) oferece um tratamento para diversos tipos de câncer, sendo referência para cerca de 1.3 milhão de habitantes, de 68 municípios do leste e nordeste mineiro. A estrutura da unidade comporta consultórios com equipe multiprofissional capacitada para o atendimento oncológico e equipamentos modernos para diagnóstico e tratamento de câncer. As ações de humanização também são parte do cronograma de atuação que garantem a eficiência dos atendimentos prestados na unidade.

Para pacientes em tratamento contra o câncer de mama, o HMC, possui em todas as suas unidades, uma equipe formada por mastologista, oncologista, radioterapeuta, psicólogo, além dispor de um núcleo de cirurgia plástica que atende a cobertura da reconstrução de mama, comportando todas as etapas necessárias para diagnosticar precocemente, tratar e reabilitar.

Tag: câncer de mamadiagnóstico precoceHospital Márcio CunhaInstituto Nacional do CâncerOutubro Rosa
Postagem anterior

Setembro Amarelo: Tríade Fibra prioriza a Saúde Mental Corporativa

Próxima postagem

Odontogeriatria desponta como ferramenta de humanização no cuidado com idosos

Leia também

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Saúde

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

16 de maio de 2025
Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata
Saúde

Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata

16 de maio de 2025
HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde
Saúde

HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde

15 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?